Casual

A Uhura da série original de "Jornada das Estrelas" irá participar de uma missão da Nasa

A atriz Nichelle Nichols, 82 anos, irá participar de um voo do observatório estratosférico SOFIA em setembro

uhura (Getty Images)

uhura (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2015 às 13h48.

Nichelle Nichols, a tenente Uhura da série original de Jornada nas Estrelas, irá participar de uma missão da Nasa aos 82 anos. A atriz, que sofreu um AVC há três meses, estará entre o "pessoal não-essencial" de um telescópio da Nasa chamado SOFIA.

Porém, a missão que Nichols irá participar não irá explorar o espaço, "a fronteira final", como a Enterprise fazia no seriado dos anos 1960. O SOFIA (sigla em inglês para “Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha") será instalado em um Boeing 747 que irá decolar de uma base da Nasa em 15 de setembro e não ultrapassa os limites da estratosfera, a 50 mil metros de distância do solo.

Mantido em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão, esta é a segunda encarnação do projeto. Nichelle Nichols esteve no voo original do SOFIA em 1977, quando era embaixadora mundial da Nasa. Por isso, a atriz foi convidada a participar de uma parte da segunda missão.

O telescópio foi criado para observar a energia infravermelha presente no universo, que permite aos pesquisadores estudar desde o nascimento das estrelas até os buracos negros, passando por nébulas, sistemas solares, cometas e asteroides.

Durante um voo recente, na região da Nova Zelândia, o SOFIA foi capaz de observar a passagem de Plutão por uma estrela. O telescópio, instalado na fuselagem da aeronave, tem 2,5 metros de diâmetro.

Fonte: StarPower

 

Acompanhe tudo sobre:EspaçoINFONasaProgramas de TVSéries americanas

Mais de Casual

Relógios, carros e viagens: 5 maneiras luxuosas de gastar seu bônus

Rio mais profundo do mundo tem 220 metros de profundidade – e guarda diversos mistérios

Como lidar com a ingratidão? Veja 10 frases para responder ao comportamento, segundo psicólogos

Chef de São Paulo é a única brasileira no júri de prestigiado concurso francês de gastronomia