Ciência

A solução para a fome mundial? Um pão feito com grilos

O pão contém grilos secos pulverizados e misturados à farinha. Cada um contém 70 insetos, cerca de 3% do peso do pão

Pão feito com grilos: "A humanidade precisa de fontes novas e sustentáveis de nutrição", explicou Juhani Sibakov (Fazer Bakery/Divulgação)

Pão feito com grilos: "A humanidade precisa de fontes novas e sustentáveis de nutrição", explicou Juhani Sibakov (Fazer Bakery/Divulgação)

A

AFP

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 17h58.

Uma receita de revirar o estômago, ou a solução para a fome mundial? Um grupo de padarias finlandesas anunciou nesta quinta-feira que será o primeiro do mundo a oferecer em suas lojas pães feitos de insetos.

O pão contém grilos secos pulverizados e misturados à farinha. Cada um contém 70 insetos, cerca de 3% do peso do pão.

"A humanidade precisa de fontes novas e sustentáveis de nutrição", explicou Juhani Sibakov, diretor de inovação na Fazer Bakery, uma das maiores empresas de alimentação da Finlândia, em nota.

A Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas lançou, em 2013, um programa para encorajar a criação e o consumo de insetos, afirmando que os insumos baratos e ecológicos poderiam alimentar até 9 bilhões de pessoas até 2030.

No começo deste mês, a Finlândia de tornou o quinto país europeu a retirar uma proibição à venda de insetos comestíveis.

"Estamos ansiosos para ver como nosso novo pão será recebido", afirmou Sibakov.

Os primeiros pães de grilo estão disponíveis em 11 lojas da padaria finlandesa a partir desta sexta-feira.

As vendas serão feitas inicialmente em cidades próximas à capital Helsinque, devido à falta de farinha de grilo para o consumo nacional.

Diversas lojas na Bélgica, na Holanda, na Dinamarca e na Áustria vendem produtos de origem de insetos para consumo humano.

Cerca de 2,5 bilhões de pessoas, sobretudo na Ásia, já comem insetos, que são ricos em ácidos graxos, cálcio, ferro e vitamina B12, de acordo com a FAO.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAlimentosFinlândiaFome

Mais de Ciência

Cientistas criam "espaguete" 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano

Cientistas conseguem reverter problemas de visão usando células-tronco pela primeira vez

Meteorito sugere que existia água em Marte há 742 milhões de anos

Como esta cientista curou o próprio câncer de mama — e por que isso não deve ser repetido