-
1. Gafes e enganos
zoom_out_map
1/9 (Getty Images)
São Paulo – Todo ano, a
ONG britânica Sense About Science publica o
“Celebrities and Science”, um relatório que desmistifica bobagens ditas e praticadas por famosos, por meio de pareceres de especialistas. E material é o que não falta, já que entrevistas e outras aparições públicas de
celebridades costumam render boas pérolas. Confira a seguir sete ideias e
comportamentos equivocados explicadas pela organização.
-
2. January Jones: pílulas de placenta para dar disposição
zoom_out_map
2/9 (Getty Images)
A atriz January Jones, que interpreta Betty Draper no seriado “Mad Men”, aderiu a uma moda, no mínimo, curiosa: a de tomar pílulas de placenta desidratada para aumentar sua disposição após dar à luz seu filho Xander. Essa prática, no entanto, não ajuda em nada, de acordo com uma especialista consultada pela organização. Na composição da placenta, o único nutriente útil seria o ferro, que pode ser encontrado em alimentos como os feijões. O restante é integrado por toxinas e elementos desagradáveis que foram impedidos de chegar ao bebê.
-
3. Dwain Chambers: Kinesio Tape para evitar lesões
zoom_out_map
3/9 (Getty Images)
Ele é a apenas um exemplo dos vários atletas que aderiram à
Kinesio Tape, durante as Olimpíadas de Londres, em 2012. O corredor britânico usou a tal fita da moda (com a estampa de seu país) para prevenir e tratar lesões musculares e articulares. No entanto, a técnica criada pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase foi questionada por especialistas, que afirmaram que não há nenhuma evidência de que elas realmente tenham efeito. Para os cientistas, as fitas adesivas não passam de um placebo, que poderiam trazer mais segurança psicológica aos atletas.
-
4. Patsy Palmer: café na pele para combater celulite
zoom_out_map
4/9 (Getty Images)
Esfregar grãos de café na pele para combater a celulite não traz tanto efeitos como a atriz inglesa Patsy Palmer acredita. De acordo com a ONG Sense About Science, a cafeína pode até ter algum benefício para a pele, mas o café granulado não. Com esse método adotado pela artista, a única consequência possível é a esfoliação, já que, para que o café tenha alguma influência nos furinhos indesejados, seria necessário passar o produto por um dia inteiro na pele.
-
5. Simon Cowell: oxigênio puro para revigorar
zoom_out_map
5/9 (Getty Images)
O produtor de TV e ex-jurado do programa de calouros “American Idol” já foi visto carregando pequenas garrafas de oxigênio para melhorar o cansaço, o estresse e o envelhecimento. Apesar de haver indicativos de que a inalação de oxigênio pode ajudar a recuperar lesões mais rapidamente, a organização afirma que o gás pode ser prejudicial se consumido em excesso. O exagero dessa substância pode matar as células do corpo, principalmente do pulmão, causando infecções e outros problemas.
-
6. Sheryl Crow: celulares e câncer no cérebro
zoom_out_map
6/9 (Getty Images)
Após descobrir um tumor benigno em seu cérebro, no final de 2011, a cantora Sheryl Crow declarou que acredita que o motivo do surgimento foi o excesso de uso de celular, apesar de ela própria reconhecer que nenhum médico confirma essa teoria. Uma especialista procurada pela ONG também confronta a ideia de Sheryl e diz ainda que, geralmente, pessoas que possuem câncer cerebral superestimam a quantidade de tempo passado no celular e, por isso, têm a impressão de que há uma ligação entre esses dois fatos, o que não há.
-
7. Goldie Hawn: como controlar as respostas cerebrais
zoom_out_map
7/9 (Getty Images)
Na época em que divulgava seu livro “10 Mindful Minutes”, a atriz Goldie Hawn afirmou que o trabalho realizado em sua fundação educacional, que, entre outras coisas, ensina a crianças como funciona cérebro, ajuda os pequenos a entender de onde vêm as emoções e como controlar a maneira como respondem ao mundo exterior. No entanto, um neurocientista consultado pela organização afirma que, apesar de ser interessante saber como ocorrem as funções cerebrais, não é possível controlar as respostas desse órgão, mesmo conhecendo a fundo sua dinâmica.
-
8. Mitt Romney: janelas de aviões deveriam abrir
zoom_out_map
8/9 (Getty Images)
Depois de a esposa do político americano Mitt Romney ter passado por uma pane em um avião, que precisou fazer um pouso de emergência, em setembro de 2012, o republicano afirmou que as janelas dos aviões deveriam poder ser abertas, já que, em um caso de incêndio, o oxigênio presente do lado de fora não poderia entrar, facilitando a asfixia dos passageiros. Essa ideia é um equívoco, de acordo com um engenheiro aeronáutico consultado pela Sense About Science. O especialista explica que, na altura em que os jatos voam, não há oxigênio suficiente para uma pessoa respirar normalmente e é por isso que as cabines de aeronaves são pressurizadas. Uma janela aberta poderia, na verdade causar muito mais danos, já que a pressão interna tenderia a sair da aeronave, já que o ambiente do lado de fora tem uma pressão menor.
-
9. Veja, agora, os principais filmes que estreiam em janeiro
zoom_out_map
9/9 (Divulgação)