10 frases de Galileu Galilei para refletir sobre ciência, religião e vida

"Em questões de ciência, a autoridade de mil não vale o humilde raciocínio de um único indivíduo", disse o cientista que chocou a Igreja Católica no século XVII por afirmar que o Sol era o centro do Sistema Solar

Galileo Galilei (1564 - 1642) was an astronomer and physicist in renaissance Italy. This vintage engraved portrait was made by Bellitini after a portrait by Passagnani in Florence. Published in an 1863 biography of Galileo, it is now in the public domain. (GettyImages/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 25 de setembro de 2021 às 10h00.

Inventor do telescópio como o conhecemos hoje e pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um polímata (aquele cujo conhecimento vai além de uma área) essencial para a Revolução Científica entre os séculos XVI e XVII.

Com seus estudos nas áreas de matemática, filosofia, astronomia e mais, Galilei foi foi amplamente julgado por ir contra os princípios religiosos da época. Por afirmar que o Sol era o centro do Sistema Solar, e não a Terra, foi perseguido pela Igreja Católica.

Em 1632, escreveu o livro "Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas Mundiais", que irritou os jesuítas por opiniões que pareciam um ataque ao papa da época. Acabou sendo investigado pela Inquisição Romana e ficou sob prisão domiciliar até sua morte aos 77 anos, em 1642.

Mesmo controverso, Galilei nunca deixou de expor suas opiniões sobre religião, o Universo e a ciência. Veja alguma de suas frases mais marcantes:

• “Nunca conheci um homem tão ignorante que não pudesse aprender algo com ele.”
  • “Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de bom senso, razão e intelecto tenha pretendido que abríssemos mão de seu uso.”
  • “Em questões de ciência, a autoridade de mil não vale o humilde raciocínio de um único indivíduo.”
  • "A filosofia está escrita neste grande livro (quero dizer, o 'Universo'), que permanece continuamente aberto diante de nossos olhos, mas não pode ser compreendido sem primeiro aprender a compreender a linguagem na qual ela está escrita. Ela está escrita em linguagem matemática e seus caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem os quais é impossível entender uma palavra. Sem eles, a pessoa está vagando em um labirinto escuro."
  • "Você não pode ensinar nada a um homem, você só pode ajudá-lo a encontrar dentro de si mesmo."
  • “Todas as verdades são fáceis de entender uma vez que são descobertas; o objetivo é descobri-las. ”
  • “Existem aqueles que raciocinam bem, mas são muito superados em número por aqueles que raciocinam mal.”
  • “Matemática é a linguagem em que Deus escreveu o universo.”
  • “A paixão é a gênese do gênio.”
  • “O Sol, com todos aqueles planetas girando em torno dele e dependentes dele, ainda pode amadurecer um cacho de uvas como se ele não tivesse mais nada no universo para fazer.”

Conheça mais frases de grandes nomes da ciência:

Acompanhe tudo sobre:AstronomiaFrasesHistóriaReligião