Casual

Volkswagen lança picape Amarok automática

Nova versão conta com transmissão de oito marchas para economia de combustível

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 20h37.

São Paulo - Quando a Volkswagen lançou a Amarok em 2010, ela chamou atenção por ser diferente de tudo que existia antes no portfólio da marca alemã. Diferente por ser a primeira picape de porte médio da VW e por incorporar tecnologias dos sedãs de luxo da marca, como o controle de estabilidade e o Hill Holder. E também por ser oferecida apenas com câmbio manual, uma ausência inexplicável diante de uma concorrência acostumada a dispensar o pedal de embreagem.

Levou dois anos para a marca tomar uma atitude, mas agora a Volkswagen está disposta a correr atrás do prejuízo com uma moderna transmissão de oito velocidades. A quantidade de marchas pode parecer exagerada, mas tem justificativa: economia de combustível. Segundo a VW, a oitava marcha atua como “overdrive”, fazendo o motor operar em rotação reduzida em situações de velocidade de cruzeiro. Há também a opção do modo Sport, que realiza trocas de marcha em rotações elevadas.

Não foi só no câmbio que a Amarok mudou. O motor 2.0 TDI biturbo sofreu modificações e agora passa a render 180 cv – antes eram 163 cv. De acordo com a montadora, o incremento na cavalaria foi conseguido graças à atualização do software de controle e a alterações realizadas nos turbocompressores.

Embora a nova transmissão seja exclusividade da versão Highline, as versões mais baratas também foram modificadas. A opção de entrada passa a se chamar S, sendo oferecida com cabine simples ou dupla e tração 4x2 e 4x4. A versão SE deixou de ser privilégio dos frotistas, oferecnedo tração 4x4 e o novo motor de 180 cv, mas com câmbio manual.

Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais, bloqueio eletrônico do diferencial (ELD) e freios com sistema anti-travamento (ABS). As configurações Highline e Trendline podem contar, opcionalmente, com controle de estabilidade (ESP), controle de velocidade em descidas (HDC) e assistente para partida em subida (HSA). A Amarok Highline automática tem preço sugerido de 135.990 reais.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas alemãsMontadorasPicapesVeículosVolkswagenVW Amarok

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual