Vivaia: marca chega ao Brasil na rede Iguatemi (Vivaia/ Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 23 de outubro de 2025 às 13h44.
Última atualização em 23 de outubro de 2025 às 13h52.
Fundada em 2020, nos Estados Unidos, a Vivaia nasceu de uma inquietação: criar sapatos femininos tão confortáveis quanto tênis, sem abrir mão do estilo. A premissa se tornou numa das marcas mais reconhecidas do setor de sapatilhas — em alto padrão. E agora, os produtos chegaram ao Brasil.
As primeiras lojas foram inauguradas no Iguatemi Campinas e no RioSul Shopping, no Rio de Janeiro. A marca, que ao longo dos anos desenvolveu um portfólio que combina design moderno, palmilhas tecnológicas e processos produtivos de baixo impacto ambiental, já tem produtos na loja física e no site.
A chegada faz parte da estratégia da Iguatemi S.A. de fortalecer o portfólio de marcas internacionais e ampliar a oferta de grifes que dialogam com o estilo de vida e os valores dos consumidores.
Os calçados são produzidos com materiais reciclados e insumos naturais, como EVA de cana-de-açúcar, casca de arroz e borracha natural. A tecnologia knit-to-shape permite confeccionar cada par com baixo desperdício, reduzindo em mais de 30% o volume de resíduos em comparação aos métodos tradicionais.
O diferencial da marca está, de fato, no conforto. A Vivaia utiliza palmilhas acolchoadas exclusivas em cada par de calçados, com designs "adequados para pés largos", para estilos mais inclusivos e confortáveis a todas as mulheres.
A marca oferece uma ampla gama de calçados confortáveis e modernos, fabricados diretamente pela DTC, em mais de 61 países e regiões do mundo. É sustentável até no nome: o duplo "V" e o duplo "A" representam diversos designs de modelos da Vivaia. Já o duplo "I" simboliza as garrafas plásticas que a empresa recicla para produzir calçados.
Com presença em mais de 60 países, a Vivaia se consolidou como referência em calçados sustentáveis e inovadores. Os modelos começam na faixa dos R$ 429 e podem chegar aos R$ 2,75 mil.