Casual

Violino do Titanic ficará exposto antes de ser leiloado

Um violino que foi usado no Titanic e que afundou junto com o transatlântico em 1912 ficará exposto ao público no museu Titanic Belfast, antes de ser leiloado

Violino usado durante a travessia do Titanic: o instrumento pertencia a Wallace Hartley, o diretor da orquestra do cruzeiro (Getty Images)

Violino usado durante a travessia do Titanic: o instrumento pertencia a Wallace Hartley, o diretor da orquestra do cruzeiro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 13h06.

Londres - Um violino que foi usado durante a travessia do Titanic e que afundou junto com o transatlântico em 1912 ficará exposto ao público a partir do dia 18 de setembro no museu Titanic Belfast, antes de ser leiloado.

O violino pertencia a Wallace Hartley, o diretor da orquestra do cruzeiro, que, junto com os outros sete músicos, entrou para a história do Titanic ao tocar seu instrumento ao mesmo tempo em que o lendário navio afundava, após se chocar com um iceberg na madrugada de 15 de abril, há mais de um século.

Tanto o instrumento como o corpo do músico foram recuperados das águas do Atlântico dias depois do acidente, junto com as cartas de sua amada, Maria Robinson, que tinha dado o violino de presente para celebrar o compromisso.

Mas as coisas não foram assim até 2006, quando o instrumento reapareceu e suscitou um intenso debate sobre sua autencidade, que foi investigada durante sete anos até ficar provado, em 2011, que Wallace Hartley tinha tocado este mesmo violino no Titanic.

Agora o violino ficará exposto, junto com seu estojo de pele com as iniciais do músico (W.H.H.), em uma das maiores exposições sobre o transatlântico, no museu Titanic Belfast, situado junto aos estaleiros de Hartland & Wolf, onde a embarcação foi construída.

"O violino estava atado ao corpo de Wallace Hartley quando foi descoberto. É uma bonita história que surgiu da cena do desastre. (O instrumento) volta ao berço do Titanic em Belfast", disse nesta segunda-feira Tim Husband, porta-voz do museu.

O instrumento estará exposto pela última vez em Belfast antes que a casa de leilões Henry Aldridge & San o leve a leilão em 19 de outubro, com um preço que ainda não foi estipulado.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-no-marLeilõesMuseusNaviosTransportes

Mais de Casual

Os melhores vinhos brancos brasileiros, segundo guia internacional, para você provar no Carnaval

Seleção global dos melhores vinhos do mundo conta com destaque de um brasileiro

Dia Mundial do Pistache: 22 restaurantes em São Paulo para provar pratos com pistache

10 frases que você precisa aprender antes de ir para a Argentina