Casual

Chilena VIK faz no Brasil degustação com vinho que ganhou 100 pontos

Toda a degustação será conduzida por Cristián Vallejo, enólogo da VIK, reproduzindo o mesmo modelo que já acontece no Chile.

 (Mensent Photography/Getty Images)

(Mensent Photography/Getty Images)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 05h52.

Última atualização em 22 de agosto de 2025 às 16h39.

Tudo sobreVinhos
Saiba mais

A vinícola VIK é uma das mais renomadas do Chile e do mundo. Em 2023, ocupou o terceiro lugar no ranking das melhores vinícolas globais. Fundada em 2006 por Alex e Carrie Vik em Millahue, no Vale do Cachapoal, a VIK terá um pé no Brasil, com a abertura do primeiro hotel da marca no país, ainda sem uma data.

Para dar um gostinho da marca antes da chegada oficial, no final de setembro a vinícola realiza uma colheita simbólica na estrutura que será instalada em Araçoiaba da Serra, a cerca de duas horas de São Paulo. Os ingressos para o evento já estão esgotados, demonstrando o grande apetite e interesse do consumidor brasileiro pelos vinhos VIK.

Essa será uma oportunidade para apaixonados e entusiastas experimentarem os rótulos da vinícola, incluindo o icônico VIK safra 2021, que recebeu 100 pontos no guia do crítico renomado James Suckling. Toda a degustação será conduzida por Cristián Vallejo, enólogo da VIK, reproduzindo o mesmo modelo que já acontece no Chile.

Vallejo esteve no Brasil no ano passado para falar sobre o projeto da VIK no país. Na ocasião, o enólogo disse, em entrevista a EXAME Casual, que a vinícola faria testes para avaliar o terroir e uma possível elaboração do vinho em solo brasileiro.

"Vamos realizar um estudo geológico para garantir que o vinho tenha a nossa qualidade", afirmou ele na ocasião. Mas, por enquanto, o vinhedo brasileiro será apenas decorativo, sem a elaboração de vinho.

Cristián Vallejo, enólogo da VIK. (Divulgação/Divulgação)

Hotel VIK e residencial

O braço da vinícola no Brasil faz parte de um projeto maior, chamado Fazenda Vista Verde. Esse empreendimento é liderado pela LN Urbanismo, com orçamento que pode chegar a R$ 350 milhões. O espaço incluirá área residencial para construção de mansões, piscina de ondas, um hotel — o primeiro da marca VIK no Brasil.

O projeto é considerado um marco na empresa por sua ambição e por focar principalmente nos moradores da região metropolitana de São Paulo, onde está concentrado grande parte do PIB brasileiro. A Fazenda Vista Verde tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2025, com 160 lotes de no mínimo 2 mil m² cada.

"A VIK tem em sua história a arte, presente na produção dos seus vinhos e em seus hotéis. A Fazenda Vista Verde tem a arte como valor principal em toda sua criação, e em breve o público brasileiro poderá usufruir dos frutos dessa união", afirma Adrian Estrada, CEO do Grupo Luan, do qual a LN Urbanismo faz parte.

Acompanhe tudo sobre:VinhosChilebebidas-alcoolicas

Mais de Casual

The Town: confira os horários e o line-up completo do dia 13 de setembro

Salão de Munique revela futuro estético e elétrico de Audi, BMW e Volkswagen

Menores e complicados: Audemars Piguet lança novas versões do Royal Oak e do Code 11.59

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana