Casual

Vinhos descomplicados para um público jovem: a nova geração da vinicultura uruguaia chega ao Brasil

Zahil anuncia a chegada da Viña Viva, projeto de Victoria e Agustin Viroga, sob mentoria de Fabiana Bracco

Carolina Gehlen
Carolina Gehlen

Head of Design

Publicado em 25 de agosto de 2024 às 11h05.

Última atualização em 27 de agosto de 2024 às 12h56.

Um projeto contemporâneo com liberdade criativa: essa é a essência da Viña Viva, vinícola uruguaia fundada pelos jovens irmãos Agustin e Victoria Viroga, quinta geração de uma família com raízes profundas no mundo do vinho. Filhos de Fabiana Bracco, renomada produtora e embaixadora do vinho uruguaio, os irmãos trazem uma nova visão para a tradição vinícola da família.

Victoria é estudante de Engenharia em Biotecnologia e desenvolve um projeto próprio de enocosméticos. Agustín, estudante de Engenharia de Sistemas, é o responsável pela execução do projeto Viña Viva. A combinação desses diferentes perfis e experiências, aliada ao desejo de criar livremente, dá origem a vinhos únicos e autênticos.

“É muito mais interessante que eles tenham seu próprio projeto e criem a partir dele. Hoje, até a Bracco aprende com Viña Viva, observando sua preocupação com a sustentabilidade, o meio ambiente e a consciência social”, afirma Fabiana.

Desde 2016, Fabiana Bracco é a diretora da Bracco Bosca, fundada por seus pais em 2005. A família, originária do Piemonte, na Itália, se estabeleceu na região de Atlántida, Uruguai.

Agustin e Victoria Viroga: quinta geração de uma família com raízes no mundo do vinho (Divulgação/Divulgação)

A Viña Viva foi criada em 2023 e está localizada nas mesmas terras da Bracco Bosca, em Atlántida, sub-região mais a leste de Canelones, coração da viticultura uruguaia, que representa 60% da produção do país. Essa zona de transição entre as áreas tradicionais de produção de vinho e a emergente região de Maldonado é caracterizada por brisas oceânicas frescas, regime de chuvas adequado e ampla variação térmica, condições ideais para a viticultura sem irrigação. A proposta da Viña Viva é produzir vinhos sustentáveis, que refletem sua origem de forma criativa e com alta qualidade.

A vinícola combina o conhecimento e a tradição da família Bracco com uma abordagem jovem e moderna, trazendo um sopro de contemporaneidade ao mercado. Embora contem com o apoio da mãe e dos primos, Agustin e Victoria imprimem sua própria visão, marcada pela liberdade de criação.

Os rótulos das garrafas da Viña Viva são um reflexo dessa filosofia, unindo tradição e uma estética jovem. As silhuetas de animais nos rótulos remetem à relação íntima com a natureza e as terras da vinícola, que preservam o ambiente e a fauna local.

“Achamos que os vinhos são muito interessantes, vivos e cheios de originalidade, fugindo dos padrões dos vinhos do país. Impossível não nos empolgar com a liberdade que Agustin e Victoria têm para criar e apresentar a sua visão do vinho e do seu país. Sim, tem o clássico Tannat, mas fugindo do convencional e de uma forma que não assusta o público. Pura contemporaneidade”, explica Bernardo Pinto, DipWSET, Diretor Técnico da Zahil, empresa que, desde 1986, importa e distribui com exclusividade vinhos de mais de 70 produtores de 15 países. A Zahil, que há oito anos não contava com vinhos uruguaios em seu catálogo, agora aposta na Viña Viva como representante dessa nova geração.

Entre os destaques da Viña Viva está o clarete, produzido com uvas Trebbiano e Merlot co-fermentadas. Vinho vibrante, com notas de cereja fresca e framboesa, possui taninos suaves e é altamente gastronômico, sendo versátil para diferentes harmonizações. “Um vinho que tem um aroma de branco e corpo de tinto”, afirma Victoria. Uma boa opção para introduzir o mundo dos vinhos ao público jovem.

Cabanas situadas próximas ao vinhedo: hóspedes podem se conectar com a natureza (Divulgação/Divulgação)

Além dos vinhos, a Bracco e a Viña Viva oferecem uma experiência única em duas cabanas situadas próximas ao vinhedo, localizado a cerca de uma hora de carro de Montevidéu. Com decks de madeira orientados para o nascer e o pôr do sol, os hóspedes podem se conectar com a natureza. Uma piscina de 9 metros e uma banheira de água quente aquecida a lenha completam a estadia, que inclui café da manhã para duas pessoas e um vinho de presente. Massagens e degustações de vinhos estão disponíveis como atividades extras.

Este ano, a vinícola também sediará o evento 'Entardecer com Vinhos', coordenado por Fabiana Noveli, sommelière, consultora e embaixadora da Viña Viva e da Bracco. O evento, que já teve edições em locais como São Paulo e Porto Alegre, reunindo cerca de 400 pessoas, terá sua primeira edição internacional, menor e mais intimista. “Aproveitando a parceria das duas marcas, a ideia é estar no meio dos vinhedos, provando os vinhos das duas vinícolas”, afirma Fabiana.

Classic Trebbiano, Innovation Clarete e Petit Verdot Reserve (Divulgação/Divulgação)

Conheça alguns dos vinhos que chegam ao Brasil: 

  • Viña Viva Classic TrebbianoElaborado a partir da variedade italiana Trebbiano, expressa notas de pera e frutas cítricas com um caráter fresco e mineral que reflete a influência das brisas frias que vêm do mar, que está localizado a apenas 8km dos vinhedos. 100% Trebbiano.
  • Viña Viva Innovation ClareteViña Viva Clarete é elaborado a partir das variedades Trebbiano e Merlot co-fermentadas, resultando em um vinho vibrante, com notas de cereja fresca e framboesa, e taninos muito leves. Um clarete com estilo e corpo de um rosé estruturado, altamente gastronômico e versátil para diferentes harmonizações. 50% Trebbiano, 50% Merlot.
  • Petit Verdot ReserveTradicionalmente cultivada em Bordeaux, onde faz blends com outras variedades, porém, há algum tempo vem trazendo incríveis resultados no Uruguai, motivando a Viña Viva a produzir esse exemplar 100% varietal. É um vinho complexo e concentrado, mostrando todo o potencial desta grande uva. Com aromas exuberantes, em boca é elegante, potente e refinado. 100% Petit Verdot. 8 meses em barril de carvalho.
Acompanhe tudo sobre:VinhosUruguai

Mais de Casual

Concorrente para a Rolex? A Universal Genève está de volta

Os melhores carros do ano de 2024 segundo ranking EXAME Casual

Semana Internacional do Café: um dos maiores eventos sobre a bebida do mundo acontece no Brasil

Chef Rafael Cagali: o único brasileiro a ter duas estrelas Michelin fora do Brasil