Casual

Vinho maturado no espaço deve ser vendido por mais de US$ 1 milhão

Caso o preço se aproxime ou atinja o estimado na venda privada, ela será a garrafa de vinho mais cara já vendida

Vinho: uma das 12 garrafas de Petrus enviadas ao espaço. (AFP/AFP)

Vinho: uma das 12 garrafas de Petrus enviadas ao espaço. (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 4 de maio de 2021 às 18h44.

Última atualização em 4 de maio de 2021 às 18h54.

Uma garrafa do vinho francês Petrus, safra 2000, que passou 14 meses no espaço foi colocada à venda pela casa de leilões Sotheby's, que estimou seu preço em 1 milhão de dólares.

A garrafa faz parte de um lote de 12 enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) em novembro de 2019. Caso o preço se aproxime ou atinja o estimado na venda privada, ela será a garrafa de vinho mais cara já vendida.

Testes realizados por 12 especialistas e cientistas do Instituto de Ciências da Vinha e do Vinho (ISVV) da Universidade de Bordeaux mostraram que o Petrus continua sendo "um grande vinho" após a temporada no espaço. Em uma degustação às cegas, os profissionais perceberam, não obstante, alterações de cor, aroma e sabor entre a versão espacial e a terrestre.

Essa foi a primeira vez que a ISS transportou uma garrafa de vinho para o espaço e a envelheceu em um ambiente controlado, como parte de seis experimentos da nova empresa europeia Space Cargo Limited, que pesquisa o futuro da agricultura e dos alimentos na Terra. A receita obtida com a venda será destinada a financiar missões espaciais com foco na agricultura.

O recorde de garrafa mais cara do mundo é ostentado por um Romanée-Conti de Borgonha, safra 1945, vendido por 558.000 dólares na Sotheby's de Nova York em 2018. O Petrus não será leiloado, e sim oferecido em venda privada, operação em que o preço e o comprador não são revelados se não houver autorização.

"Depois de 440 dias no espaço, o lendário vinho Petrus de Bordeaux retorna, após ter se transformado, literalmente, em algo de outro mundo", declarou o cofundador e presidente da Space Cargo Unlimited, Nicolas Gaume.

A vinícola Château Petrus, que produz a bebida, da casta Merlot, fica na região de Bordeaux. A denominação de origem é Pomerol. Uma garrafa clássica de Petrus 2000, considerada uma grande safra, é vendida atualmente por cerca de 5.500 dólares, segundo o site especializado Wine.com.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Acompanhe tudo sobre:BebidasEspaçoVinhos

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH