Vanessa Stefani e Ricardo Morari: presidente da ABE entrega prêmio (Jeferson Soldi/Divulgação)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 23 de outubro de 2023 às 18h05.
Última atualização em 23 de outubro de 2023 às 18h14.
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) elegeu Vanessa Stefani como a Enóloga do Ano 2023. É a primeira vez que uma mulher recebe o título desde que a entidade criou o prêmio, em 2004. Vanessa faz parte da equipe técnica da Vinícola Geisse, no Rio Grande do Sul, e trabalha no controle de qualidade, análises químicas e acompanhamento da elaboração de espumantes pelo método tradicional, desde 2008. Atualmente, a ABE tem 333 enólogos associados em todo o país. Deste total, 70 são mulheres, ou seja, 21%.
Na trajetória, a Enóloga do Ano acumula experiências na Vinícola Perini e na Bacardi Martini do Brasil. Formada em enologia, é mestranda em Viticultura e Enologia. É diretora cultural da ABE e jurada de diversos concursos de vinhos, com passagem por países como Argentina, Eslovênia e Portugal. Também foi degustadora de seleção da Avaliação Nacional de Vinhos por 13 edições.
A escolha seguiu um regulamento de três etapas. Na primeira, todos associados puderam votar livremente, levando em consideração critérios como formação, trabalho em prol do profissional de enologia, experiência na atividade e ser associado a ABE.
Na segunda etapa, com três nomes mais votados, foi feita uma análise do currículo, considerando as experiências, formação e reconhecimento. Em uma terceira etapa, um comitê formado pelos que já foram homenageados em anos anteriores, atribuíram uma nova pontuação, considerando a percepção que o grupo tinha dos três profissionais. Todas essas etapas somadas conferiram o resultado.