Casual

Vale do Rhône: viaje até a região francesa através desses 3 rótulos

Terroir localizado no sudeste da França está associado aos vinhos tintos elaborados com a casta Syrah e aos brancos da casta Viognier. Confira as sugestões do e-commerce Edega

Vinhos de Rhône: leitores da EXAME ganham 10% de desconto nas sugestões da Edega. (OLIVIER CHASSIGNOLE/Getty Images)

Vinhos de Rhône: leitores da EXAME ganham 10% de desconto nas sugestões da Edega. (OLIVIER CHASSIGNOLE/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 11 de fevereiro de 2022 às 09h00.

Conhecida como Côtes du Rhône ou Vallée du Rhône, essa região localizada no sudeste francês é a segunda maior produtora de vinhos da França, ficando apenas atrás da famosa Bordeaux. O Rhône tem esse nome por estar situado às margens de um rio homônimo que começa nos alpes suíços e corta as vinícolas em norte/sul.

"O Vale do Rhône divide-se em norte e sul do rio Rhône. A região norte está associada aos vinhos tintos elaborados com a casta Syrah", explica o sommelier do e-commerce Edega, Rafael Menezes.

"Mesmo com uma pequena quantidade produzida, o vinho branco também tem importante prestígio entre os consumidores de vinhos graças à popularidade da casta Viognier. A área dos vinhedos no Sul do Rhône é muito maior do que a do Norte e produz uma variedade de vinhos impressionante, desde vinhos econômicos de grande volume a vinhos de qualidade superior. No Rhône do Sul os 'blends' podem acrescentar até 13 uvas diferentes", completa Menezes.

A pedido da EXAME, o sommelier indica 3 rótulos do Rhône para viajar até a região através do vinho. Em parceria com a EXAME, a Edega oferece descontos exclusivos aos leitores. Quem comprar por meio do link da EXAME ganha 10% de desconto em todo o portfólio. Para isso, é só acessar o site do e-commerce por meio desse link e, na hora de concluir o cadastro obrigatório, selecionar a opção “Exame” na aba “Como nos conheceu”.

Confira as sugestões da Edega para esse final de semana:

Les Saintpierre Côtes du Rhône Villages 2016

(Edega/Reprodução)

Este vibrante tem uma bela cor rubi de média intensidade. O nariz é frutado e picante, com a Syrah em evidência. Na boca, o vinho é excelente, com bom equilíbrio, e traz notas de violetas, pimenta-do-reino e cerejas maduras. O Les Saintpierre, tem uma personalidade agradável, uma boa estrutura e um belo frescor. Preço: 210,00 reais em edega.com. 

Hermitage Au coeur des Siècles 2011

(Edega/Reprodução)

Produzido com uvas de terroirs excepcionais no Hermitage, é um vinho para grandes ocasiões e tem cor dourada com belo brilho. O primeiro nariz é intenso, com notas de frutas amarelas e brancas como damasco. Após uma breve aeração, as notas florais e um toque mineral aparecem. Final interminável de frutas secas e amêndoas! Preço: 410,00 reais em edega.com.

Grande Réserve Séguret Côtes du Rhône Villages 2013

(Edega/Reprodução)

O Domaine de Mourchon destaca-se pelo indiscutível prazer que seus vinhos proporcionam imediatamente. Walter McKinley deseja produzir vinhos com excelente potencial de guarda, mas facilmente acessíveis, mesmo quando jovem. O Grande Réserve tem uma cor púrpura e brilhante, e seu olfato, marcado por notas de especiarias, mostra rapidamente uma bela complexidade combinando frutas vermelhas cristalizadas e toque de oliveira. O paladar impressiona pela concentração e o equilíbrio. Os taninos, redondos e harmônicos, combinam perfeitamente com um intenso, frutado e longo final de especiarias. Preço: 168,00 reais em edega.com

Acompanhe tudo sobre:Françabebidas-alcoolicasVinhosEdega

Mais de Casual

Vinessence é a mais nova importadora-butique de vinhos no mercado

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações