Casual

Um raio x dos benefícios do grão-de-bico

A leguminosa é rica em substâncias que afastam o cansaço e a anemia. Sem contar que contribui para a sensação de bem-estar

 (joannawnuk/Thinkstock)

(joannawnuk/Thinkstock)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 23 de novembro de 2016 às 15h29.

A origem dessa leguminosa é incerta, mas as apostas recaem sobre a região do Mediterrâneo, em especial onde hoje é a Turquia. Trata-se de um alimento de cultivo milenar. São de tempos longínquos, aliás, os rumores de que o grão-de-bico teria poderes afrodisíacos. Diz a lenda que os antigos romanos alimentavam seus melhores cavalos com os grãos para dar aquela força à reprodução dos animais. Sobre seus efeitos diretos na libido não há comprovação científica.

No entanto, o grão esconde compostos que são, sim, sinônimos de vigor. A começar pela generosa porção de carboidratos, nutriente indispensável para repor a energia. Somam-se a ele as doses de ferro, um mineral bastante conhecido por atuar contra a anemia e, portanto, afastar o cansaço. Ele guarda ainda ácido fólico, vitamina que também tem sido associada ao combate do desânimo e da tristeza.

Seu maior triunfo, entretanto, atende pelo nome de triptofano, que nada mais é que um pedacinho de proteína, ou, como preferem os entendidos, um aminoácido. O grão-de-bico é dos poucos vegetais que oferecem doses significativas da substância, que é percursora da serotonina. Lá no cérebro, esse neurotransmissor é um dos responsáveis pela sensação de bem-estar.

Um conselho

Para variar o consumo no dia a dia, uma sugestão é preparar uma pasta para montar sanduíches – é o húmus, popular na culinária árabe. Basta cozinhar bem os grãos, escorrê-los e bater no liquidificador com um pouco de água até conseguir a consistência desejada. Alho, limão, azeite e outros ingredientes conferem mais sabor e benefícios.

 

Acompanhe tudo sobre:AlimentosAlimentos funcionaisSaúde

Mais de Casual

Venda de relógios de luxo explode nos Estados Unidos

Os 50 carros mais vendidos no Brasil no mês de abril de 2025

Quanto custa comer nos 10 melhores restaurantes do Brasil

TikTok Shop chega ao Brasil para rivalizar com Mercado Livre e Magalu