Casual

Turismo mundial tem leve retomada em 2021

A Europa Mediterrânea, a América Central e o Caribe viram os maiores aumentos na chegada de turistas em comparação com 2020, mas os números ainda foram respectivamente 54%, 56% e 37% abaixo das cifras de 2019

Pessoas se refrescam em uma praia em Sitges, ao sul de Barcelona. (Albert Gea/Reuters)

Pessoas se refrescam em uma praia em Sitges, ao sul de Barcelona. (Albert Gea/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 14h54.

O setor mundial de Turismo apresentou leve melhora em comparação em 2020, mas com todos os indicadores ficando bem abaixo dos níveis pré-pandemia e com profissionais do setor estimando que não haverá uma recuperação completa antes de 2024, afirmou a Organização Mundial do Turismo (OMT) nesta terça-feira.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

O setor turístico sofreu um impacto gigante como resultado das restrições às viagens e aos regimes de lockdown aplicados com o objetivo de conter a propagação da Covid-19, que fez pessoas do mundo todo limitarem suas atividades e perderem seus sustentos.

O aumento nas taxas de vacinação e as flexibilizações nas restrições de viagem permitiram uma pequena reação do setor na segunda metade de 2021, afirmou a OMT, sediada em Madri, em um relatório, embora o surgimento da variante Ômicron em dezembro tenha provocado uma nova queda em reservas de viagens e no otimismo do setor.

"O ritmo da retomada continua lento e desigual ao redor do mundo, por conta dos graus variados de restrições à mobilidade, taxas de vacinação e confiança do viajante", diz o relatório.

A Europa Mediterrânea, a América Central e o Caribe viram os maiores aumentos na chegada de turistas em comparação com 2020, mas os números ainda foram respectivamente 54%, 56% e 37% abaixo das cifras de 2019.

Enquanto isso, o número de turistas no Oriente Médio e no Pacífico asiático continuaram em queda em 2021, caindo para 79% e 94% abaixo dos níveis pré-pandêmicos respectivamente, enquanto muitos destinos continuam fechados para viagens não-essenciais.

Acompanhe tudo sobre:PandemiaTurismo

Mais de Casual

Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundo

Megane E-Tech: elétrico da Renault é eleito o carro mais bonito entre R$ 150 mil e R$ 300 mil

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações online