Casual

Turismo do futuro: como tecnologia e bem-estar vão transformar viagens até 2030

Essa previsão é um dos destaques do relatório “WOW! Turismo do Futuro”, elaborado pelo Kayak, em parceria com o The Future Laboratory

Turismo: bem-estar vai ter peso maior na decisão de viajar. (Tarso Figueira/Divulgação)

Turismo: bem-estar vai ter peso maior na decisão de viajar. (Tarso Figueira/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 24 de janeiro de 2025 às 12h00.

Última atualização em 31 de janeiro de 2025 às 10h27.

Imagine a cena: você decide viajar e consulta um assistente de inteligência artificial para encontrar a melhor data para visitar a Europa. Informa que prefere um destino pouco explorado e com custos acessíveis. Em segundos, o sistema sugere duas opções e, em seguida, organiza passagens, hospedagem e passeios, tudo em uma conversa intuitiva. Essa cena, que mais parece ficção científica, está mais próxima da realidade do que imaginamos — e deve se consolidar até 2030.

Essa previsão é um dos destaques do relatório “WOW! Turismo do Futuro”, elaborado pelo Kayak, em parceria com o The Future Laboratory, ao qual EXAME Casual teve acesso em primeira mão. O estudo contou com a participação de mais de 9.000 viajantes de Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Brasil, França, Alemanha, Dinamarca e Suécia, todos com o hábito de realizar viagens internacionais a lazer pelo menos uma vez ao ano. Além disso, a pesquisa incluiu entrevistas qualitativas com especialistas do setor.

O documento identifica oito grandes tendências (veja abaixo) que devem moldar o turismo nos próximos anos, com destaque para a inteligência artificial e o bem-estar. “A IA já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Ainda assim, muitas tarefas no turismo continuam sendo realizadas de forma manual, como a reserva de voos. Essa mudança vai revolucionar o setor”, afirma Gustavo Vedovato, country manager do Kayak no Brasil.

Outra transformação importante está relacionada às redes sociais. O relatório aponta que, em breve, a integração entre plataformas de turismo e redes sociais permitirá reservas diretamente pelos aplicativos. “A possibilidade de reservar viagens sem sair das redes será algo comum. Ainda estamos explorando como essa dinâmica funcionará, mas é um caminho inevitável”, acrescenta Vedovato.

Turismo e bem-estar

O bem-estar também aparece como um fator central para os turistas, especialmente para aqueles que buscam viagens terapêuticas, como retiros em spas. Essa tendência está sendo abraçada por hóteis e resorts, que já oferecem experiências integradas, como aulas de ioga, meditação e atividades que promovem uma maior conexão com a espiritualidade. Muitos hóteis em estações de esqui europeias, por exemplo, têm ampliado sua oferta para incluir esses serviços.

As oito tendências do turismo até 2030:

  1. Agentes de IA: ferramentas de inteligência artificial serão cada vez mais precisas, auxiliando desde o planejamento até a tomada de decisão.
  2. Multidestinos: viagens que combinam vários destinos em um mesmo roteiro ganharão popularidade, com itinerários que começam e terminam em diferentes aeroportos.
  3. Bem-estar como motivação: o turismo voltado à melhoria da qualidade de vida se tornará ainda mais relevante, com spas e retiros liderando essa tendência.
  4. Feedbooking: as redes sociais se consolidarão como ferramentas para inspiração e reserva de viagens, com influenciadores desempenhando um papel chave.
  5. Viagens virtuais: experiências imersivas, como tours 4D, concierges holográficos e viagens simuladas, transformarão a forma de explorar destinos.
  6. Turismo fora da rota: destinos pouco explorados se tornarão os preferidos de muitos turistas, promovendo um turismo mais consciente e exclusivo.
  7. Escapadas espirituais: retiros silenciosos, meditação e buscas genealógicas ganharão destaque como opções para quem busca conexões mais profundas.
  8. Fim da fidelidade: no futuro, a escolha por companhias aéreas e serviços não dependerá mais de programas de fidelidade, mas sim da melhor oferta disponível.
Acompanhe tudo sobre:Turismodicas-de-viagem

Mais de Casual

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'

'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio da crítica em Cannes