Casual

Trompetista americano Roy Hargrove morre aos 49 anos

Vencedor de dois Grammys, músico faleceu vítima de um ataque cardíaco

 (Redferns/Getty Images)

(Redferns/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 3 de novembro de 2018 às 16h39.

O trompetista americano Roy Hargrove, um talento precoce e presença frequente nos festivais de jazz europeus, morreu na sexta-feira (2) aos 49 anos, anunciou neste sábado (3) a sua página no Facebook.

A página citou seu empresário de longa data, Larry Clothier, dizendo que Hargrove morreu em Nova York devido a uma parada cardíaca após complicações de uma doença renal.

"Um dos músicos mais respeitados e amados da nossa comunidade de Nova York e do mundo, o trompetista pioneiro vencedor do Grammy tão conhecido por sua intensidade e quanto por sua linda balada", dizia a mensagem.

"Cada vez mais seu som atestava e santificava seu profundo amor pela música. Seu timbre desinteressado cobria a orla de cada paisagem musical. Possuindo sua música, seu som, Roy inspirou gerações de músicos".

O músico nascido no Texas, descoberto em seu colégio em Dallas durante uma visita do lendário trompetista Wynton Marsalis, desenvolveu seus talentos rapidamente.

Sob a tutela e encorajamento de Marsalis, viajou para a Europa para tocar em festivais de verão após a formatura do Ensino Médio. Aos 25 anos, sua estrela já estava em ascensão no mundo do jazz contemporâneo.

Hargrove tocou e gravou com Marsalis e outros grandes nomes do jazz, incluindo Herbie Hancock, Joe Henderson, Stanley Turrentine e Joshua Redman.

Venceu os prêmios Grammy em duas categorias diferentes: em 1998 como Melhor Performance de Jazz Latino por "Habana", e em 2003 como Melhor Instrumental de Jazz com "Directions in Music".

Acompanhe tudo sobre:ArtistasMortesMúsica

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores