(Vibrato/Reprodução)
Daniela Barbosa
Publicado em 28 de junho de 2017 às 15h28.
Última atualização em 28 de junho de 2017 às 15h29.
São Paulo - Já imaginou transformar seus sons favoritos em obras de arte? A Vibrato, uma empresa americana, sim e tem transformado ondas sonoras em quadros com figuras um tanto curiosas.
De acordo com a companhia, é possível transformar qualquer tipo de som em arte. Pode ser uma música, os votos de casamento, o choro de um bebê e até sons que fizeram história.
Para criar os quadros, a Vibrato utiliza uma técnica bastante inusitada e sem nenhum tipo de recurso digital.
Em uma folha de plástico é derramado um pouco de tinta e com a ajuda da vibração de um alto-falante que reproduz o som escolhido as obras são criadas.
As figuras são abstratas e únicas. Depois de prontas, elas são digitalizadas, impressas e emolduradas. O preço do serviço custa cerca de 250 dólares.
Segundo a Vibrato, existem programas de computadores capazes de imitar visualmente um som. Não é esse o propósito da empresa, no entanto.
"Nosso objetivo é capturar as vibrações da própria fonte e transformá-las em uma peça visual. Fazemos isso para que as pessoas gostem de ver o som tanto quanto gostem de ouvir", afirma a companhia em seu site.
Confira a seguir alguns dos trabalhos realizados pela Vibrato: