Casual

Trajetória dos Irmãos Campana é revelada em exposição em SP

Peças criadas pelos designers Fernando e Humberto Campana ficarão à mostra no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 15 de janeiro de 2012

Cadeira Banquete, 2002 (Fernando Laszlo/Estudio Campana)

Cadeira Banquete, 2002 (Fernando Laszlo/Estudio Campana)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2011 às 09h47.

São Paulo – As peças mais inusitadas criadas pelos Irmãos Campana estarão à mostra para o público de São Paulo, no Centro Cultural Branco do Brasil, a partir deste sábado.

A exposição “Anticorpos – Fernando & Humberto Campana 1989-2009” é uma retrospectiva do trabalho da importante dupla de designers brasileiros e tem foco no processo criativo das obras.

Sem uma linha cronológica, a mostra é dividida de acordo com a linguagem das peças, distribuídas em núcleos, como “híbridos”, “objetos de papel”, “fragmentos” e “orgânicos”. Ao todo, são 70 peças de mobiliário, entre elas a poltrona “Vermelha”, criada em 1993 e adquirida pelo MoMA (Museu de Arte Moderna), em Nova York.

Além disso, a exposição terá 50 objetos domésticos. Desses, 25 foram colecionados por eles, 20 são de arte, 13 luminárias, 8 joias e vestuários e três maquetes. Para ilustrar a trajetória da dupla, também haverá textos, filme e fotos.

Com curadoria de Mathias Schwartz-Clauss, do museu alemão Vitra Design, a mostra “Anticorpos” está na estrada desde 2009 e já passou por vários países da Europa e pelas cidades de Vila Velha, no Espírito Santo, e Brasília.

Após 15 de janeiro de 2012, quando encerra a temporada em São Paulo, a exposição irá para o Rio de Janeiro, Argentina, Chile, Estados Unidos e Ásia. 

Acompanhe tudo sobre:DecoraçãoDesignDesigners

Mais de Casual

Guia de Estilo: em parceria com a Riachuelo, edição traz uma série de jeans inovadores

O prédio mais caro de São Paulo e com a assinatura de Alex Allard será erguido na Oscar Freire

A cidade (nada óbvia) que conquista o título de melhor destino cultural na Europa

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana