Toronto - O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) começa nesta quinta-feira com a estreia mundial de "The Judge" (que vem sendo traduzido como "O Juiz"), o mais recente filme dos atores Robert Downey Jr. e Robert Duvall e que já começa a ser mencionado como possível candidato ao Oscar deste ano.
O interesse que "The Judge", dirigido por David Dobkin ("Penetras Bons de Bico"), despertou em Toronto, local de um dos maiores festivais do mundo, obrigou os organizadores a triplicar as entradas para a imprensa e a indústria cinematográfica. O filme, no qual também estão os atores Vera Farmiga e Vincent D'Onofrio, se foca em um bem-sucedido advogado de Chicago, Hank Palmer (interpretado por Downey), que se vê forçado a retornar ao pequeno povoado de Indiana em que nasceu por conta da morte da mãe.
Lá, Palmer tem que se reencontrar com o pai, Joseph Palmer (Robert Duvall), o juiz da cidade e com quem há anos não falava. Tudo muda quando o juiz é acusado de assassinato e o filho decide fazer a defesa.
"The Judge" ser o ato inicial da 39ª edição do TIFF não é por acaso. O Festival de Toronto se transformou nos últimos anos na plataforma de lançamento dos filmes que querem competir pelos prêmios Oscar do ano. E a audiência da cidade canadense, uma das mais multiculturais e diversas do mundo, tem um olhar especial para detectar o material que os juízes da Academia gostam.
//www.youtube.com/embed/ZBvK6ni97W8
Portanto os grandes estúdios se esforçam para que seus melhores candidatos às estatuetas douradas de Hollywood estejam presentes em grande estilo em Toronto, especialmente no primeiro fim de semana da mostra. Por exemplo, cinco dos últimos sete filmes ganhadores do Oscar de Melhor Filme passaram por Toronto ("12 Anos de Escravidão", "Argo", "O Artista", "O Discurso do Rei" e "Quem Quer Ser um Milionário?)".
O poder, real ou suposto, de Toronto chegou a tal ponto que as estreias mundiais e as francesas estão alcançado proporções descomunais para um festival que há 39 anos um grupo de amigos cansados de não ter acesso a filmes estrangeiros na maior cidade canadense começou a fazer. Pela primeira vez, o primeiro dia do TIFF não é aberto apenas com um estreia mundial, mas sim com três.
Além de "The Judge", que oficialmente é o filme de abertura, a produção de Al Pacino "The Humbling", e "Mary Kom", um drama da Índia baseado na vida da campeã de boxe Mary Kom, estreiam hoje em Toronto. A loucura em que o Festival de Toronto se transformou chegará a seu ponto alto no sábado, quando o TIFF tem 12 estreias mundiais programadas.
Parte deste frenesi de estreias é fruto da nova política do TIFF imposta este ano. Com ela os filmes que foram previamente exibidos no prestigiado, embora menor, Festival de Telluride, no Colorado (EUA) não podem ser exibidos durante o primeiro fim de semana do Festival de Toronto. Esta política, que alguns no setor qualificaram como abusiva, representa que diretores como Jason Reitman decidissem retirar seu filme "Men, Women & Children" do festival americano para garantir lugar no desejado primeiro fim de semana do TIFF.
Além das normas e políticas no competitivo setor do cinema, o TIFF continua defendendo seu caráter de "festival de audiências", declarou hoje à Agência Efe Blanca Granados, publicitário do festival encarregado dos filmes em espanhol.
"O que também é interessante é que muitos programadores de festivais de cinema do mundo viajarão. Eles virão aqui para se encontrar com os produtores, os diretores e os atores hispano-americanos", disse Granados.
Entre os aproximadamente 300 filmes que serão projetados no TIFF durante os 11 dias de duração do festival, 20 são da América Latina e da Espanha. Este ano destaca-se especialmente a forte representação da Argentina, que conta com sete longas-metragens.
Além disso, o TIFF também terá produções de Chile, Peru, Colômbia, República Dominicana, Cuba, México e Espanha.
-
1. Muita ação em setembro
zoom_out_map
1/14 (Divulgação / Diamond Filmes)
São Paulo - Setembro é mês de muita ação nos
cinemas.
Filmes como “Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário”, “Sin City: A Dama Fatal” e “Maze Runner – Correr ou Morrer” estão entre os destaques da programação do período. Mas não é só isso. Longas de outros gêneros também agitarão as telonas, como a ficção científica “O Doador de Memórias” e os
dramas “O Último Concerto” e “Era Uma Vez Em Nova York”. Confira a seguir estas e outras produções marcadas para setembro.
-
2. “Se Eu Ficar” – 4 de setembro
zoom_out_map
2/14
O filme “Se Eu Ficar”, que estreia no dia 4 de setembro, é baseado no best-seller de Gayle Forman. A história traz o drama de Mia Hall (Chlöe Grace Moretz), uma garota extremamente talentosa para a música que vive dedicada a ensaios e à carreira, até que conhece Adam (Jamie Blackley), por quem se apaixona loucamente. Mas a dificuldade de conciliar amor e trabalho não é o único desafio que ela enfrentará. Ao sofrer um acidente de carro, em que perde sua família e entra em coma, Mia passa a refletir sobre o que poderá se tornar sua vida, caso ela sobreviva. “Se Eu Ficar” (“If I Stay”)
Direção: R.J. Cutler
Duração: 106 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Joshua Leonard, Jamie Blackley
-
3. “Hércules” – 4 de setembro
zoom_out_map
3/14
Estrelado por Dwayne Johnson, o filme “Hércules” conta a história do semi-deus após realizar os 12 trabalhos e perder sua família. Em busca de novos desafios, Hércules aceita entrar em uma nova aventura em troca de dinheiro. Ele é contratado pelo rei da Trácia para treinar seu exército e enfrentar um poderoso inimigo. A estreia do longa está marcada para 4 de setembro. “Hércules” (“Hercules”)
Direção: Brett Ratner
Duração: 98 minutos
Gênero: Ação
Elenco: Dwayne Johnson, Rufus Sewell, Aksel Hennie, Ingrid Bolso Berdal
-
4. “Anjos da Lei 2” – 4 de setembro
zoom_out_map
4/14
Depois do sucesso da primeira missão, os policiais Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum) têm uma nova missão, no filme “Anjos da Lei 2”, que estreia no dia 4 de setembro. Sua tarefa será se infiltrar em uma faculdade para desvendar um esquema criminoso que pode estar se desenrolando por lá. “Anjos da Lei” (“22 Jump Street”)
Direção: Phil Lord, Christopher Miller
Duração: 112 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Channing Tatum, Jonah Hill, Peter Stormare, Ice Cube
-
5. “Rio, Eu Te Amo” – 11 de setembro
zoom_out_map
5/14
Com estreia marcada para 11 de setembro, o filme “Rio, Eu Te Amo” é uma homenagem à cidade fluminense. A produção une diversas histórias, dirigidas por diferentes cineastas, para mostrar as facetas do cartão-postal. O filme faz parte da franquia “Cities of Love”, e conta com participação de grandes estrelas, como Tonico Pereira, Rodrigo Santoro e Fernanda Montenegro. “Rio, Eu Te Amo”
Direção: José Padilha, Nadine Labaki, Carlos Saldanha, Im Sang Soo, Guillermo Arriaga, John Turturro, Stephan Elliott, Fernando Meirelles e Cesar Charlone, Paolo Sorrentino, Andrucha Waddington
Gênero: Drama
Elenco: Tonico Pereira, Rodrigo Santoro e Fernanda Montenegro
-
6. “Os Cavaleiros do Zodíaco” – 11 de setembro de 14
zoom_out_map
6/14
Os fãs de anime poderão matar a saudade do desenho “Os Cavaleiros do Zodíaco” com o novo filme “A Lenda do Santuário”, que estreia no dia 11 de setembro. No longa, os cavaleiros de bronze Seiya, Shun, Hyoga, Shiryu e Ikki terão de enfrentar os cavaleiros de ouro, no santuário para onde a jovem Saori Kido decide ir. “Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário” (“Saint Seiya: Legend of Sanctuary”)
Direção: Keichi Sato
Duração: 93 minutos
Gênero: Animação
Elenco (Vozes): Nobuhiko Okamoto, Kenji Nojima, Kaito Ishikawa, Kenji Akabane
-
7. “O Doador de Memórias” – 11 de setembro
zoom_out_map
7/14
O filme “O Doador de Memórias” é baseado no best-seller de Lois Lowry e mostra a que ponto os humanos podem chegar para conquistar o sonhado “mundo perfeito”. No longa, que estreia dia 11 de setembro, o jovem Jonas (Brenton Thwaites) vive em um lugar onde todos vivem em paz, mas, para isso, não possuem sentimentos, nem memórias. Todas as lembranças são guardadas em um único lugar. Quando ele é incumbido de guardar esse conhecimento e, assim, descobre tudo que está por trás de sua realidade, Jonas vive um momento de dúvidas e medo em relação a escolhas que pode tomar em sua vida. “O Doador de Memórias” (“The Giver”)
Direção: Phillip Noyce
Duração: 97 minutos
Gênero: Ficção científica
Elenco: Brenton Thwaites, Jeff Bridges, Meryl Streep, Taylor Swift
-
8. “Era Uma Vez Em Nova York” – 11 de setembro
zoom_out_map
8/14
O filme “Era Uma Vez Em Nova York” mostra a comovente história de Ewa Cybulski (Marion Cotillard), uma imigrante polonesa que viaja a Nova York com sua irmã Magda em busca de uma vida melhor. Chegando ao destino, Magda é deportada por estar doente e Ewa, seduzida pela promessa de ajuda do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), acaba explorada em uma rede de prostituição. Seu destino, porém, vai mudar com a chegada do mágico Orlando (Jeremy Renner), primo de Bruno, pelo qual irá se apaixonar. “Era Uma Vez Em Nova York” (“The Immigrant”)
Direção: James Gray
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Marion Cotillard, Joaquin Phoenix, Jeremy Renner, Dagmara Dominczyk
-
9. “O Último Concerto” – 18 de setembro
zoom_out_map
9/14
Cerca de seis meses depois da morte de Philip Seymour Hoffman, o filme “O Último Concerto”, estrelado por ele, chega aos cinemas brasileiros, no dia 18 de setembro. O longa conta a história de um quarteto musical que, após 25 anos de parceria, se prepara para sua última apresentação, já que um de seus integrantes está com o mal de Parkinson. Nesse ensaio, eles relembrarão momentos e amores desse período de parceria. “O Último Concerto” (“A Late Quartet”)
Direção: Yaron Zilberman
Duração: 105 miuntos
Gênero: Drama
Elenco: Catherine Keener, Christopher Walken, Philip Seymour Hoffman, Mark Ivanir
-
10. “Mesmo Se Nada Der Certo” – 18 de setembro
zoom_out_map
10/14
O filme “Mesmo Se Nada Der Certo”, que estreia em 18 de setembro, traz a história de fracasso de Gretta (Keira Knightley) e Dan (Mark Ruffalo). Ela é uma cantora e, assim que chega a Nova York, é dispensada por seu namorado, também cantor. Ele é um divorciado produtor musical desempregado. Ao ouvi-la cantar em um bar, Dan resolve gravar um disco de Gretta, para tentar dar uma guinada na vida de ambos. “Mesmo Se Nada Der Certo” (“Begin Again”)
Direção: John Carney
Duração: 104 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Keira Knightley, Mark Ruffalo, James Corden, Hailee Steinfeld
-
11. “Maze Runner – Correr ou Morrer” – 18 de setembro
zoom_out_map
11/14
Chegando aos cinemas no dia 18 de setembro, o filme “Maze Runner – Correr ou Morrer” traz a realidade de um mundo pós-apocalíptico. Nesse contexto, o jovem Thomas (Dylan O'Brien) tem sua memória apagada e, logo após, é deixado em um lugar com garotos na mesma situação. Ele percebe, então, que está em um labirinto e precisará agir rápido e contar com a ajuda dos outros para que consigam sobreviver. “Maze Runner – Correr ou Morrer” (“The Maze Runner”)
Direção: Wes Ball
Duração: 113 minutos
Gênero: Ação
Elenco: Dylan O'Brien, Will Poulter, Thomas Brodie-Sangster, Kaya Scodelario
-
12. “Sin City: A Dama Fatal” – 25 de setembro
zoom_out_map
12/14
A continuação de “Sin City: Cidade do Pecado” estreia no dia 25 de setembro. Na sequência “A Dama Fatal”, três histórias de Frank Miller serão passadas dos quadrinhos para as telonas, com direção de Frank Miller, Robert Rodriguez e participação especial de Quentin Tarantino. “Sin City: A Dama Fatal” (“Sin City: A Dame to Kill For”)
Direção: Frank Miller, Robert Rodriguez, Quentin Tarantino
Duração: 102 minutos
Gênero: Ação
Elenco: Eva Green, Josh Brolin, Jessica Alba, Bruce Willis, Mickey Rourke, Clive Owen
-
13. “O Protetor” – 25 de setembro
zoom_out_map
13/14
Com Denzel Washington no elenco, o filme “O Protetor” estreia no dia 25 de setembro. A produção é baseada na série de TV dos anos 80 chamada “The Equalizer” e conta a história de Robert McCall (Washington), um misterioso homem que trabalhou na polícia e, agora, tenta acabar com as injustiças ajudando vítimas e pessoas em perigo. “O Protetor” (“The Equalizer”)
Direção: Antoine Fuqua
Gênero: Suspense
Elenco: Denzel Washington, Chloë Grace Moretz, Marton Csokas, Melissa Leo
-
14. Veja, agora, 10 coisas que o filme dos Guardiões da Galáxia não conta
zoom_out_map
14/14 (Reprodução)