Croatas são vistos torcendo na principal praça de Zagreb, na Croácia, antes de jogo contra a França na final da Copa do Mundo 2018 (Marko Djurica/Reuters)
Reuters
Publicado em 15 de julho de 2018 às 12h03.
Última atualização em 15 de julho de 2018 às 12h03.
Moscou - Dezenas de croatas foram às ruas de Moscou, neste domingo, antes da primeira final do país em uma Copa do Mundo, cantando e balançando bandeiras no aquecimento para a histórica partida contra a França na capital russa.
Torcedores croatas no centro de Moscou aparentemente superaram os mais modestos franceses. O motivo pode ser, em parte, porque os croatas estão muito animados pelo seu time ter chegado mais longe do que se previa.
A Croácia eliminou a anfitriã Rússia nas quartas de final e a Inglaterra nas semis, dando alegria para o país de 4,2 milhões de pessoas.
"Perdendo ou ganhando, a Croácia vai pegar fogo", disse o torcedor croata Kristjan Alapic, da cidade de Velika Gorila, no lado de fora do Teatro Bolshoi, em Moscou.
"Amanhã (segunda-feira) não espere que ninguém apareça para trabalhar. Isso une a população".
Torcedores franceses estavam mais reservados antes da final e pareceram estar em menor número do que os croatas.
"Eu tenho visto muitos croatas. Isso realmente me atingiu", disse o torcedor francês de 32 anos, Benjamin Haddad. "A atmosfera é muito croata no momento".
Haddad não conseguiu explicar por que os torcedores franceses eram menos visíveis nas ruas de Moscou antes da partida, mas sugeriu que o entusiasmo dos croatas pode estar ligado com o sucesso imprevisto do time.
"É a primeira final da história da Croácia", disse. "É uma surpresa para eles terem chegado aqui. É um momento ainda mais histórico para eles".
(Reportagem adicional de Karolos Grohmann)