Casual

Tocha pan-americana chega à cidade de Guadalajara, sede dos jogos

204 corredores carregaram o símbolo em trajeto de 50 quilômetros pela cidade, depois de percorrer 32 estados e ter passado pelas mãos de cerca de 3,5 mil pessoas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 19h44.

Guadalajara, México - Após um percurso de 14 mil quilômetros, a tocha Pan-Americana finalmente chegou nesta sexta-feira à cidade de Guadalajara, sede dos jogos continentais.

Ao todo, duzentos e quatro corredores carregaram o símbolo durante um trajeto de 50 quilômetros pelas ruas da cidade. Ainda não se sabe quem serão as últimas pessoas a carregar a tocha e quem será o encarregado de acender a pira no estádio Omnilife, onde será realizada a cerimônia de abertura dos XVI Jogos Pan-Americanos.

O último dia de viagem do símbolo começou no município de Tonalá e depois passou por diversas outras localidades. Milhares de pessoas saíram às ruas para ver a tocha, que foi escoltada por cavaleiros mexicanos e outras figuras típicas da cultura do país.

O prefeito de Guadalajara e vice-presidente do Comitê Organizador, Aristóteles Sandoval, levou a tocha à Praça da Libertação, no coração da cidade.

Entre os atletas que carregaram o símbolo pelas ruas da cidade estavam vários personalidades do esporte mexicano, como o maratonista Dionicio Cerón. O fogo chegará às 19h ao Estádio Omnilife, onde esperará o atleta que irá acender a pira pan-americana.

A tocha foi acesa no dia 26 de agosto em cerimônia realizada na zona arqueológica de Teotihuacán. O símbolo percorreu 32 estados e foi levada por cerca de 3.500 corredores.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEsportistasJogos Pan-AmericanosSetor de esportes

Mais de Casual

Brunch em São Paulo: 7 hotéis e restaurantes para aproveitar uma refeição sem pressa

Angelina Jolie vai colocar Ferrari GT 250 à venda em leilão em Paris; veja valor

Fábrica da BMW em SC começará a produzir primeiro carro híbrido plug-in nacional

Hario inaugura espaço gastronômico único no mundo em São Paulo