Casual

Texto inédito de Nobel da Literatura japonês é descoberto

O conto, que data de 1927, início da carreira de Yasunari Kawabata, foi encontrado em um jornal local por pesquisadores


	Yasunari Kawabata em 1968: primeiro autor japonês laureado pelo Nobel de Literatura em 1968, Kawabata se matou em 1972, aos 72 anos
 (AFP)

Yasunari Kawabata em 1968: primeiro autor japonês laureado pelo Nobel de Literatura em 1968, Kawabata se matou em 1972, aos 72 anos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 09h55.

Tóquio - Um conto do japonês Yasunari Kawabata, ganhador do Nobel de Literatura, que data de abril-maio de 1927, foi descoberta recentemente. O anúncio foi feito por um grupo de pesquisadores nesta segunda-feira.

Trabalho do início de sua carreira, o texto "Utsukushii!" ("Magnífico!") foi publicado num jornal de Fukuoka, oeste do Japão, afirmou à AFP o autor da descoberta Takumi Ishikawa, da Universidade de Rikkyo.

Ishikawa e o editor Hiroshi Sakaguchi, que dirige um museu literário em Fukuoka, descobriram o conto do autor do festejado "País de neve" folheando os arquivos do jornal. A Fundação Kawabata avaliou e confirmou a autenticidade do texto.

"Nessa época muitos autores conhecidos publicavam seus textos em jornais locais, já que os grandes veículos da imprensa nacional tinham sido devastados pelo terremoto de 1923 em Tóquio", explicou Ishikawa.

"Utsukushii!" conta a história de um industrial que enterra uma garota no túmulo de seu filho deficiente depois que a menina sofre um acidente ao subir na lápide.

Na sepultura, o pai gravou: "um belo rapaz e uma bela moça dormem juntos".

A solidão e a empatia estão no cerne deste texto escrita por Kawabata aos 27 anos. Na época, ele já tinha perdido os pais e o avô, única pessoa que cuidou dele durante sua juventude.

"Esta narrativa se parece muito com outro romance publicada por ele em 1954, 'Utsukushiki Haka' (Um belo túmulo)", explica o pesquisador.

Primeiro autor japonês laureado pelo Nobel de Literatura em 1968, Kawabata se matou em 1972, aos 72 anos.

Acompanhe tudo sobre:EscritoresLivrosNobelPrêmio Nobel

Mais de Casual

Kobra transforma instituto e ateliê aberto ao público em inspiração para grafiteiros

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50