Casual

Tela de Monet alcança quase US$44 milhões em leilão em NY

Ao todo, o leilão faturou um pouco menos de 205 milhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 22h20.

Nova York - Uma tela da série "Ninfeias", pintada por Claude Monet em 1905, foi vendida na quarta-feira por quase 43,8 milhões de dólares num leilão da Christie's em Nova York, e no mesmo evento uma obra de Vassily Kandinsky foi arrematada por 23 milhões de dólares, superando o recorde anterior desse artista. Várias obras medianas, no entanto, não encontraram comprador.

A obra de Monet ficou dentro do valor previsto (30 a 50 milhões de dólares), ao passo que "Studie fur Improvisation 8", de Kandinsky, ficou próxima do valor mínimo esperado (que era de 20 a 30 milhões de dólares). Essa vibrante tela estava sendo vendida pela Fundação Volkart, da Suíça. A tela de Monet estava em poder de uma escola do interior do Estado de Nova York.

Mas 30 por cento das 69 obras oferecidas não chegaram ao preço mínimo estipulado pelos proprietários, que é um valor sigiloso.

Ao todo, o leilão faturou um pouco menos de 205 milhões de dólares, ficando abaixo da estimativa prévia de valor mínimo, em torno de 210 milhões (cifra que não inclui as comissões dos leiloeiros, em torno de 12 por cento). O valor máximo previsto era de 315 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Artes marciaisArtistasCelebridadesEsportesLeilões

Mais de Casual

O chá japonês que está substituindo o matcha e pode conquistar o Brasil

Quer ser vizinho do Neymar? Cobertura mais alta da América Latina está à venda por R$ 125 milhões

46 anos de maturação e apenas 112 unidades: o novo rótulo da The Macallan

O avião executivo mais escolhido por milionários e bilionários brasileiros