Casual

Tecidos para renovar a decoração da sua casa

Descubra como tecidos de diferentes padrões, texturas e cores podem repaginar a casa de forma prática e barata

Dá pra combinar tecidos de diferentes estampas desde que a base seja a mesma ou exista uma cor de ligação (Arquivo/Wikimedia Commons)

Dá pra combinar tecidos de diferentes estampas desde que a base seja a mesma ou exista uma cor de ligação (Arquivo/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2012 às 09h30.

São Paulo - Cabeceiras de camas, painéis, almofadas, paredes e poltronas podem ganhar um novo visual com a aplicação de tecidos. A opção é ótima para quem quer renovar a casa de forma prática, barata e ainda deixá-la mais aconchegante. Como o material é encontrado em uma infinidade de cores, padrões e texturas, as possibilidades na decoração são infinitas.

A arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica que dá pra combinar tecidos de diferentes estampas desde que a base seja a mesma ou exista uma cor de ligação. Por exemplo, se você usar um tecido estampado em tons de amarelo, verde e roxo, todos os outros que você escolher precisam ter essas mesmas cores, duas delas ou uma só, sem nenhuma outra cor adicional. Dessa forma, a decoração terá um padrão harmonioso.

Confira outras dicas para usar tecido na decoração:

1 Dentre as opções de uso do tecido que podem transformar completamente o ambiente estão as mantas para sofá, capas para almofadas, forrações em cadeiras e luminárias, cortinas, aplicação direto na parede ou em molduras, tapetes e roupa de cama, que ajuda a compor um visual novo no quarto a cada troca.

2 Tamanhos e estampas podem variar conforme o gosto e a necessidade. Tecidos naturais devem ser priorizados quando há contato direto com a pele – mantas e almofadas, por exemplo. Já se o objetivo é aplicação em parede, tecidos mais rígidos, como o linho, são os mais indicados.

3 Se for aplicar tecido na parede, cuidado com as emendas. “Uma solução que pode ser utilizada é costurar o tecido antes de fixá-lo com cola na superfície”, explica Michelle.

4 Para aumentar a durabilidade do material e facilitar na hora de limpar, use um produto impermeabilizante nas peças.

5 Cuidado com os excessos! Ainda que você goste de uma decoração audaciosa, o exagero na aplicação de tecido em várias peças ou mesmo a escolha do material com cores muito fortes pode criar um ambiente pesado e cansativo. Nos ambientes sociais, como a sala, por exemplo, prefira usar tecidos para forrar luminárias, cadeiras e poltronas únicas.

Acompanhe tudo sobre:ApartamentosCasasDecoraçãoImóveis

Mais de Casual

Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundo

Megane E-Tech: elétrico da Renault é eleito o carro mais bonito entre R$ 150 mil e R$ 300 mil

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações online