Casual

Taylor Swift é coroada artista com mais vendas de 2014

Swift foi a artista mais popular do mundo em 2014 se forem contabilizadas as vendas de discos físicos, os downloads e o streaming, disse federação


	Taylor Swift: disco "1989" vendeu 1,2 milhões de cópias em sua primeira semana nos EUA
 (Getty Images)

Taylor Swift: disco "1989" vendeu 1,2 milhões de cópias em sua primeira semana nos EUA (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 20h29.

Taylor Swift, a rainha do country convertida em nova diva do pop, foi oficialmente coroada nesta segunda-feira como a cantora com mais vendas de 2014 - seguida da banda juvenil One Direction e do cantor Ed Sheeran.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a IFPI, disse que Swift foi a artista mais popular do mundo em 2014 se forem contabilizadas as vendas de discos físicos, os downloads e o streaming.

A cantora dominou as paradas de sucesso no final do ano passado nos Estados Unidos, mas segundo o IFPI também o fez em grandes mercados como Alemanha, Japão e Grã-Bretanha.

Sem especificar país por país nem números exatos, o grupo contabilizou ao elaborar seu ranking as vendas na América Latina, onde a faixa "Shake It Off" do álbum "1989" também causou frisson.

O IFPI disse ainda que o enorme sucesso do tema do filme da Disney "Frozen" poderia ter superado o de Swift, mas não incluiu "Let It Go" em sua classificação porque a lista leva em conta artistas individuais.

A banda britânica One Direction, que liderou esta lista em 2013, ficou em segundo lugar, seguida pelo cantor e compositor britânico Ed Sheeran e as bandas Coldplay e AC/DC.

Michael Jackson aparece em sexto lugar, apesar do rei do pop ter morrido em 2009.

O disco "1989" de Swift vendeu no ano passado 1,2 milhões de cópias em sua primeira semana nos Estados Unidos.

É o maior sucesso de vendas desde o lançamento de "The Eminem Show", do rapper Eminem, em 2002 - ainda levando em conta que, à época, os números gerais de vendas eram muito mais altos que agora, quando a pirataria rouba boa parte do show.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtistasCelebridadesEntretenimentoIndústria da músicaMúsicaServiçosVendas

Mais de Casual

Estação CCR das Artes: São Paulo ganha nova sala de espetáculos culturais

A volta das botas amarelas: Netshoes traz Timberland ao Brasil

Vinícola dos vinhos alemães mais caros do mundo faz degustação rara em São Paulo

Bad Bunny e Bia Haddad: os maiores lançamentos de tênis em janeiro