Casual

Swatch lança coleção de relógios inspirada nas Olimpíadas

Swatch Bellamy - uma linha de relógios simples, mas com funcionalidade

Swatch Bellamy - uma linha de relógios simples, mas com funcionalidade: pagamento sem contato (Divulgação)

Swatch Bellamy - uma linha de relógios simples, mas com funcionalidade: pagamento sem contato (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2016 às 10h46.

Um evento na última terça-feira, no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, marcou a apresentação da coleção olímpica que a relojoaria Swatch lança para a ocasião dos jogos olímpicos deste ano, que devem acontecer em menos de um mês, também no Rio de Janeiro. No entanto, o principal destaque das apresentações foi a linha Swatch Bellamy, uma linha de relógios com indicações simples, mas com uma funcionalidade surpreendente: pagamento sem contato.

A peça recebeu este nome para homenagear o escritor norte-americano Edward Bellamy, que, em seu romance “Daqui a Cem Anos: Revendo o Futuro”, de 1888, cita um mundo utópico em que o dinheiro seria substituído por cartões de crédito – quarenta anos antes de qualquer outra pessoa citar esta possibilidade. De olho no futuro, a relojoaria, então, resolveu prever o próximo passo dos sistemas de pagamento com sua nova apresentação.

Os quatro modelos que compõem a linha até então são equipados com uma antena de tecnologia NFC (Near Field Communications) e um chip Visa que realiza a comunicação com terminais que possuem esta tecnologia. A própria Visa informa que já são mais de 2,5 milhões de aparelhos de cartão dotados desta tecnologia apenas no Brasil. Semelhante ao funcionamento de um cartão pré-pago, o relógio precisa ser registrado em um site, onde a recarga pode ser feita com um cartão de débito convencional ou mesmo com boleto bancário. Pagamentos de valores até R$ 50 não exigem senha, já compras que superam este valor exigem uma senha fornecida junto com o relógio.

A peça, no Brasil, é resultado de uma parceria entre a Swatch, a Visa e a Brasil Pré-Pagos, já a tecnologia NFC é fornecida pela Oberthur Tecnologies. Este conjunto de empresas garantem a segurança nas transações.

O Brasil recebe o produto menos de um mês depois de seu lançamento em países como China e Suíça.

Todos os modelos contam com caixa de plástico e pulseira elaborada em silicone. O relógio realiza indicações simples de horas, minutos e segundos centrais sobre mostradores brancos. De acordo com o modelo, o mostrador pode contar com algarismos arábicos maiores, algarismos arábicos e trilha de minutos ou apenas uma inscrição de “Tick Different”.

“Queríamos que nossos relógios tivessem a identidade da Swatch. Ao mesmo tempo, os modelos têm traços um pouco mais conservadores. Trata-se de um relógio para fazer você sorrir e não para fazer você dar risada. Mas a coleção deve evoluir a cada temporada”, comenta Carlo Giordanetti, diretor criativo da marca desde 2012, ao comentar sobre os traços mais “rígidos” desta primeira linha.

As cores disponíveis são: azul com pulseira temática para olimpíadas, azul com pulseira azul, branco com pulseira branca e preto com pulseira preta e detalhe em branco. As peças contam com alças para a pulseira com o logo dos Jogos Olímpicos 2016 e também da Visa (entre nós, as alças podem ser viradas para não apresentarem tais logos).

O relógio não possui prazo de validade, mas o sistema de pagamento possui, como qualquer cartão de crédito. Quando o sistema de pagamento vencer, o relógio pode ser utilizado normalmente, mas o pagamento por proximidade será desativado.

A peça chega ao mercado ainda no mês de julho e seu valor sugerido é de R$ 725. A marca conta com venda no Brasil em São Paulo e Rio de Janeiro, e também pela sua loja online.

Acompanhe tudo sobre:EsportesOlimpíadasRelógiosSwatch

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores