Casual

Apresentado por VOLVO

SUV de luxo da Volvo movimenta mercado de híbridos no Brasil

Com motor elétrico e a combustão, novo XC90 híbrido chega ao Brasil como opção de potência e tecnologia

XC90: híbrido de luxo desembarca no Brasil (Divulgação/Divulgação)

XC90: híbrido de luxo desembarca no Brasil (Divulgação/Divulgação)

PG

Paula Gondim

Publicado em 6 de abril de 2017 às 15h58.

Última atualização em 28 de maio de 2020 às 15h37.

Os veículos híbridos e elétricos estão entre as principais tendências da indústria brasileira para os próximos anos, segundo a pesquisa Global Automotive Executive Survey, feita pela consultoria KPMG. Os motivos são muitos: incentivos governamentais, corte de taxas, a própria mudança de mentalidade dos consumidores.

Segundo dados da consultoria britânica JATO Dynamics, carros híbridos e elétricos ainda correspondem a uma parcela pequena da frota mundial: 3,5%. Porém, o segmento registrou o maior aumento nas vendas de 2015 para 2016. De um ano para outro, as vendas no mundo inteiro saltaram 22%.

Embora a América Latina tenha uma frota diminuta de carros com combustão alternativa – cerca de 4 900 veículos –, a demanda por modelos do tipo aumentou 93% em 2016, o que demonstra que existe muito espaço para ser aproveitado no mercado.

Novidade com DNA sueco

Atenta à essa tendência, a Volvo acaba de lançar no Brasil a versão híbrida do seu SUV de luxo, o XC90. Os modelos a gasolina e a diesel, lançados em 2015, vieram com inovações estruturais, de design e diversos atributos tecnológicos que marcaram uma nova fase da montadora sueca. O híbrido, primeiro da marca no país, chega para completar a família.

Interior do XC90: conforto e sofisticação (Divulgação/Divulgação)

Longe do estereótipo de que veículos com combustão alternativa são fracos, o SUV da Volvo vai de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 5,6 segundos. Silenciosos, seus motores elétrico e a combustível entregam uma potência combinada de 407 cavalos, emitindo menos poluentes do que um motor comum.

Com motor elétrico e a combustão, o XC90 vai de 0 a 100km/h em menos de seis segundos (Divulgação/Divulgação)

Mantendo a tradição de segurança em primeiro lugar da montadora, o XC90 é capaz de frear automaticamente quando detecta pedestres e ciclistas à frente do carro e é semiautônomo. O sistema de piloto automático controla direção, aceleração e frenagem até o veículo atingir 130 quilômetros por hora.

O motorista pode escolher entre seis tipos de condução, os “drive modes”, que acionam os motores de formas diferentes, de acordo com a vontade do motorista. O modo Hybrid, padrão, aciona ambos os motores buscando maior eficiência. O Pure utiliza apenas o sistema elétrico, que tem autonomia de 25 quilômetros, enquanto o Power foca no desempenho máximo.

A manopla do câmbio é feita de cristal (Divulgação/Divulgação)

Para enfrentar terrenos mais difíceis, o modo Off-Road eleva a suspensão do carro em 40 milímetros e o AWD aciona a tração em todas as rodas. O motorista pode ainda personalizar um drive mode único, graças à opção chamada de Individual.

A combinação de alta tecnologia e design mostra que a versão híbrida segue o caminho inovador iniciado pelo XC90, fazendo jus à filosofia de “luxo inteligente” da Volvo.

Acompanhe tudo sobre:Carros híbridosVolvo

Mais de Casual

O legado da Air Jordan é celebrado em livro comemorativo

Revo amplia mobilidade de luxo no interior paulista com novo lounge

Como escolher um smartwatch que se adapta às suas atividades

Itaú Cultural inaugura andar de arte moderna com obras de Tarsila do Amaral, Portinari e Lygia Clark