Casual

Suarez tem até 17h de hoje para apresentar defesa, diz Fifa

Fifa confirmou que abriu processo contra o uruguaio Luis Suárez pela mordida que aplicou no italiano Giorgio Chiellini

O uruguaio Luis Suárez: Uruguai venceu a Itália por 1 a 0 (Tony Gentile/Reuters)

O uruguaio Luis Suárez: Uruguai venceu a Itália por 1 a 0 (Tony Gentile/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2014 às 09h29.

Rio de Janeiro - A Fifa confirmou na madrugada desta quarta-feira que abriu um processo disciplinar contra o atacante uruguaio Luis Suárez, pela mordida que aplicou no italiano Giorgio Chiellini, na vitória por 1 a 0 da "Celeste" sobre a "Azzurra" ontem, e determinou que o atacante apresente suas alegações até as 17h de hoje.

"A Fifa pode confirmar que foi aberto um procedimento disciplinar contra o jogador Luis Suárez, do Uruguai, por violação do artigo 48 e/ou 57 do Código Disciplinar da Fifa durante a partida da Copa do Mundo entre Itália e Uruguai, disputada no dia 24 de junho de 2014", disse a entidade em comunicado.

"O jogador e/ou a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) têm até as 17h, de Brasília, para apresentar sua versão e alguma prova documental que considerem relevante", acrescentou.

A decisão partiu da própria Fifa, já que o árbitro mexicano Marco Rodrigues não puniu o jogador uruguaio na partida, apesar das reivindicações de Chiellini, que mostrou a marca dos dentes do atacante em seu ombro esquerdo, e dos outros jogadores da seleção italiana.

A Fifa se baseou no artigo 77.b de seu Código Disciplinar, que permite a imposição de punições retroativas diante de "erros óbvios" do árbitro. O artigo foi introduzido no regulamento em 2010, mas jamais foi aplicado.

A Fifa, no entanto, já determinou punições, em outras ocasiões, baseada em imagens de vídeo.

A primeira vez foi durante a Copa dos Estados Unidos, em 1994, quando suspendeu por sete partidas o italiano Mauro Tassotti, que quebrou o nariz do espanhol Luis Enrique, atual treinador do Barcelona, com uma cotovelada dentro da área, sem que o árbitro percebesse, durante as quartas de final em Boston.

Luis Suárez, após o fim da partida contra a Itália, justificou sua ação da seguinte maneira: "São coisas do jogo. Me choquei com seu ombro, mas não houve nada. Somos todos jogadores de futebol".

Em 2013, o atacante uruguaio do Liverpool foi suspenso por dez partidas no Campeonato Inglês por morder o defensor do Chelsea, o sérvio Branislav Ivanovic.

Além disso, quando atuava pelo Ajax, da Holanda, pegou um gancho de sete partidas em 2010 por ter mordido o holandês Otman Bakkal, do PSV.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEsportesEuropaFifaFutebolItáliaPaíses ricosPiigsUruguai

Mais de Casual

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega

Camarão perfeito: dicas de chefs para acertar no preparo

Adidas lança versão impressa em 3D de modelo consagrado