Casual

Smartphone é melhor “companheiro” de viagem dos brasileiros

Segundo pesquisa da Expedia, para 62% dos viajantes celular é único item indispensável em uma viagem

63% dos brasileiros costumam usar o celular para acessar as redes sociais durante a viagem (ThinkStock/Thinkstock)

63% dos brasileiros costumam usar o celular para acessar as redes sociais durante a viagem (ThinkStock/Thinkstock)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 30 de março de 2016 às 11h50.

São Paulo – Esqueça a escova de dente, o desodorante e a carteira de motorista, o item indispensável numa viagem para a maioria dos brasileiros é o smartphone. Segundo a pesquisa “Índice Mobile Expedia/Egencia”, da Expedia em parceria com a Northstar, 62% dos viajantes brasileiros consideram o celular o único acessório imprescindível na hora de viajar.

O estudo global ouviu 9.642 pessoas em 19 países diferentes. No Brasil, 500 viajantes foram consultados em São Paulo e Rio de Janeiro e o país está entre as regiões onde as pessoas dão mais importância para o celular numa viagem: 75% dos entrevistados consideram o smartphone um importante companheiro de viagem. A média global é 74%.

Durante a viagem, 63% dos brasileiros costumam usar o celular para acessar as redes sociais, 47% usam para consultar aplicativos de geolocalização e 39% para recursos de câmera e vídeo. Games e músicas no celular também são desculpas para o uso do smartphone durante o passeio, segundo o levantamento. 

Para Aman Bhutani, presidente do grupo Expedia, é interessante observar que o celular está presente em quase todo o processo da viagem: desde a procura do destino aos registros feitos com fotos e vídeos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 88% dos brasileiros admitem ser viciados em celular e não costumam largar o dispositivo nem mesmo nas férias. Para mais de 60% dos turistas, estar sem um celular numa viagem é se sentir perdido e 30% deles ainda afirmaram que costumam usar mais o aparelho durante a viagem do que no dia a dia. 

Para comprovar ainda mais o vício dos brasileiros em smartphones, 72% dos entrevistados não estariam dispostos a sair de férias se não pudessem levar junto o melhor companheiro de viagem, no caso o smartphone, tanto que 64% afirmaram dormir com o celular na cama e outros 28% levam o tempo todo um carregador – independente do passeio. 

Etiqueta na hora de usar celular

Não largar o celular para nada numa viagem até que tudo bem, mas alguns comportamentos são repugnados por brasileiros quando o assunto é a forma como as pessoas usam o aparelho. 65%, por exemplo, desaprovam a reprodução de músicas, jogos e vídeos sem o uso dos fones de ouvido. 

Falar no viva voz, tirar fotos de estranhos e até mesmo usar aplicativos de relacionamento por geolocalização são condutas um tanto inadequadas para a maioria dos turistas brasileiros.  

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaSmartphonesTurismo

Mais de Casual

A CEO de banco que troca o terno pelas luvas de boxe no tempo livre

Troller: o que aconteceu com a marca brasileira de carros off-road?

Restaurante em São Paulo inaugura bar de ostras frescas com cinco molhos especiais

Turismo de bicicleta: 5 hotéis de luxo que oferecem passeios inesquecíveis