Cientistas da Universidade de Cambridge conseguiram rejuvenescer em 30 anos as células da pele de uma mulher de 53 (Getty Images/Getty Images)
Julia Storch
Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 15h02.
Última atualização em 15 de janeiro de 2021 às 10h03.
Muito se fala de skincare. Cremes para limpar, hidratar e tonificar a pele fazem parte da rotina de muitas pessoas. Durante o verão, a proteção solar se faz ainda mais necessária, assim como a hidratação. Porém, muitos se enganam que os cuidados com a pele se tratam apenas de cremes e limpeza, a alimentação (e ingestão de água) são grandes fatores para uma cútis saudável.
Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy
Desde 2019, a busca pelo termo skincare vem crescendo, no ano passado a pesquisa atingiu o ápice no Google. Muitos resultados dessas pesquisas já são conhecidos, como a rotina de cuidados, quais produtos utilizar à noite e durante o dia. Porém, a alimentação é uma forte aliada. A nutricionista Mônica Symphoroso, da plataforma GetNinjas, selecionou alguns alimentos que mantêm a pele nutrida e são ótimos para serem consumidos no verão.
Gelatina incolor
A gelatina incolor pode ser feita com suco de frutas natural, e ser uma opção de sobremesa refrescante e saudável. Além disso, é rica em colágeno, substância que ajuda a manter a pele firme. “O consumo da gelatina, somada a uma alimentação saudável, diminui os efeitos negativos dos raios solares e previne o aparecimento de rugas precoces”, explica a nutricionista.
Aveia
Ter uma saúde intestinal adequada é importante, pois caso contrário, o corpo todo é impactado, inclusive a pele. “Se a pessoa não tiver um intestino que funciona diariamente, há uma absorção de toxinas que influenciam na pele e na saúde como um todo", explica Mônica. Além disso, a profissional pontua que o bom funcionamento do órgão proporciona uma melhor absorção de nutrientes que consequentemente, farão bem à pele. A solução é adotar o consumo de fibras, como a aveia, além de consumir bastante água.
Cenoura
Muitos sabem que comer cenoura auxilia no bronzeamento ao Sol. Isso acontece devido à concentração de betacaroteno presente na cenoura. “Tal substância contribui para a produção de melanina e age como refletor de raios UVA e UVB, protegendo a pele”, explica Mônica.
Espinafre
Conhecido pela alta concentração de ferro, o espinafre também é rico em antioxidantes e vitaminas. No caso de acne, a vitamina A presente no vegetal diminui a produção de sebo facial, o que resulta na queda de inflamações. “Por conta da vitamina K e de ácido fólico, o alimento melhora o aspecto da pele e minimiza manchas como contusões e olheiras”. Para a nutricionista, o ideal é que o espinafre seja consumido cru para que os nutrientes não se percam no cozimento.
Tomate
Ao citar o tomate, Mônica o descreve como “protetor dos radicais livres”, isso por conta do licopeno. A substância antioxidante é a responsável pela coloração avermelhada da fruta e retarda o aparecimento de rugas e manchas, além de agir como protetor solar natural, mas é claro, o filtro solar ainda precisa ser utilizado.