Casual

Brasileira é cortada do Pan de Guadalajara por doping

Inscrição de Simone Alves da Silva será cancelada a pedido da Confederação Brasileira de Atletismo

Exame de doping da fundista deu positivo para a substância eritropoietina recombinante (EPO). (São Silvestre / Divulgação)

Exame de doping da fundista deu positivo para a substância eritropoietina recombinante (EPO). (São Silvestre / Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2012 às 19h25.

Guadalajara, México- A inscrição da atleta brasileira Simone Alves da Silva nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara será cancelada por pedido da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) uma vez que a contraprova do exame de doping da fundista deu positivo para a substância eritropoietina recombinante (EPO).

A CBAt informou em comunicado que, após ser informada nesta sexta-feira do resultado do segundo exame, suspendeu provisoriamente a atleta enquanto ela é julgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Brasil.

A entidade disse também que "solicitou ao Comitê Olímpico Brasileiro o cancelamento da inscrição da atleta nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara", onde Simone disputaria os 5 mil e os 10 mil metros.

A presença da substância proibida tinha sido notificada no último dia 2 de setembro na prova de controle de doping à qual a atleta foi submetida no dia 3 de agosto, quando disputou o Troféu Brasil de Atletismo em São Paulo.

Naquela ocasião, a fundista conquistou o ouro nos 10 mil e nos 5 mil metros e cravou o novo recorde sul-americano para a primeira prova e a melhor marca brasileira para a segunda, cuja validade depende agora do processo na justiça esportiva.

Após ser informada do resultado positivo na mostra A de sua urina, Simone pediu a contraprova "que confirmou o resultado inicial".

O Clube de Atletismo BM&F, financiado pela Bolsa de Valores de São Paulo e que agrupa atletas de elite, divulgou uma nota para comunicar a rescisão do contrato com a atleta.

O EPO é um hormônio que aumenta o número de glóbulos vermelhos no sangue, o que acelera a oxigenação dos músculos, melhora a resistência e retarda o cansaço.

Acompanhe tudo sobre:DopingEsportesEsportistasJogos Pan-AmericanosSetor de esportes

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores