Shakira: cantora teria sonegado cerca de 90 milhões de reais em impostos e aberto 14 empresas fantasma em paraísos fiscais para ficarem longe das garras do fisco espanhol. (Stuart Franklin / Equipa/Getty Images)
Estadão Conteúdo
Publicado em 9 de setembro de 2020 às 18h49.
Última atualização em 9 de setembro de 2020 às 18h51.
O jornal espanhol El País divulgou nesta quarta-feira, 9, que a cantora colombiana Shakira está sendo investigada pelo governo da Espanha. Ela teria sonegado cerca de 90 milhões de reais em impostos e aberto 14 empresas fantasma em paraísos fiscais para ficarem longe das garras do fisco espanhol.
As empresas, segundo a investigação, não possuem funcionários nem materiais. Suas existências seriam para servir de fachada e esconder a fortuna em lugares como as Ilhas Virgens e Ilhas Caymã.
Já havia uma condenação do tipo em 2011, quando Shakira pagou 24 milhões de euros à Espanha depois se ter sido considerada uma sonegadora.
Shakira é considerada a popstar da América do Sul mais bem sucedida em todos os tempos. Seus prêmios incluem cinco MTV Video Music Awards, três Grammy Award, treze Grammy Latino, sete Billboard Music Awards e 33 Billboard Latin Music Awards.
Ela tem uma estrela em seu nome na Calçada da Fama de Hollywood e um número impressionante: mais de 125 milhões de discos e singles em todo o mundo e, até a contagem de 2014, 25,4 milhões de vendas nos Estados Unidos.