Casual

Série sobre Silvio Santos estreia hoje (19) no Star+; conheça o elenco

“O Rei da TV” acompanha a trajetória de Silvio Santos desde a juventude. Todos os episódios estão disponíveis no Star+

José Rubens Chachá como Silvio Santos. (Star+/Divulgação)

José Rubens Chachá como Silvio Santos. (Star+/Divulgação)

JS

Julia Storch

Publicado em 19 de outubro de 2022 às 08h00.

A série que conta a história de Silvio Santos estreia no Star+ hoje, 19, com todos os episódios disponíveis. “O Rei da TV” acompanha a trajetória do jovem de origem humilde e ambicioso que se tornou um dos comunicadores mais bem sucedidos da TV brasileira, além de um dos empresários mais reconhecidos do país.

Antes de se tornar o Silvio Santos, Senor Abravanel (nome verdadeiro do apresentador), filho de um casal de imigrantes judeus, começou a trabalhar ainda jovem como vendedor ambulante de canetas no Rio de Janeiro, sendo bem-sucedido graças ao seu lado carismático e persuasivo.

Sua voz chamava a atenção pelas ruas da capital carioca, até que foi convidado a fazer um teste em uma rádio. Com apenas 20 anos de idade, Senor se mudou para São Paulo, onde passou a trabalhar como locutor na Rádio Nacional. Ao mesmo tempo, ele apresentava em circos a Caravana do Peru Falante, que contava com diversas atrações populares e performances de artistas famosos.

No início dos anos 60, Silvio tornou-se dono da sua primeira empresa, o Baú da Felicidade, comprada de seu amigo e mentor Manuel da Nóbrega e sendo essa uma parte fundamental do seu império empresarial. Na mesma época, ele estreou na TV com o programa “Vamos brincar de forca”, na TV Paulista, futura TV Globo.

Aos poucos, o comunicador foi conquistando o público e também divulgando o Baú da Felicidade, base para a criação do Grupo Silvio Santos. Anos depois, chegou a ter cinco horas do domingo na TV Globo, tornando-se a atração principal do canal.

Mas, foi apenas nos anos 70, após negociações com o governo militar, que Silvio recebeu a concessão de seu primeiro canal de TV, a Televisão Silvio Santos (TVS), que foi ao ar pela primeira vez em 1976. Em 1981, Silvio Santos conseguiu a concessão de mais quatro canais, os quais, juntos, formaram o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. A rede se consolidaria como a segunda força da televisão brasileira durante décadas, atrás da Rede Globo.

Na série da Star+, Silvio Santos é interpretado pelos atores Guilherme Reis, Mariano Mattos Martins e José Rubens Chachá.

Cidinha, interpretada por Roberta Gualda

Roberta Gualda e Mariano Mattos como Cidinha e Silvio Santos. (Star+/Divulgação)

A primeira mulher de Silvio, Cidinha é fiel, amorosa, espontânea, e um verdadeiro apoio para o apresentador. Inocente e sonhadora, ela acaba sendo escondida pelo marido, que não a assume publicamente, e eventualmente descobre que ele não é o homem perfeito que ela sempre vislumbrou. Ainda assim, Cidinha tem duas filhas com ele, Cíntia e Silvia, e fica ao seu lado durante os momentos mais difíceis no início da carreira. Quando descobre ter um câncer terminal, ela encontra uma força surpreendente e vê um novo sentido para sua vida.

Íris Abravanel, interpretada por Leona Cavalli

Leona Cavalli e José Rubens Chachá como Íris Abravanel e Sílvio Santos. (Star+/Divulgação)

Íris é a segunda mulher de Silvio e mãe de Daniela, Patrícia, Renata e Rebeca. Ela é perspicaz, expansiva e exuberante. Quando Silvio precisa se ausentar e ir para Miami para cuidar da saúde, Íris assume algumas de suas funções no SBT e logo se identifica com a posição de poder. Assim, luta para manter Gugu na emissora e, para preservar o marido e o SBT, determina que Gugu deverá substituir Silvio no programa dominical que leva seu nome. Apesar de amar o marido, ela não tem medo de enfrentá-lo e expressar as suas opiniões, mesmo que isso gere algum estresse entre o casal.

Stanislau, interpretado por Leandro Ramos

Stanislau trabalhava na Receita Federal antes de ser contratado por Silvio para integrar o Grupo Silvio Santos. Ao longo dos anos, tornou-se o braço direito do apresentador, principalmente nas questões referentes à vida empresarial. Stanislau é inteligente e calculista, mesmo que não possua a genialidade de Silvio. As críticas e exigências do patrão fizeram com que ele nutrisse um grande ressentimento por ele, tornando-o perigoso e traiçoeiro.

yt thumbnail

Rossi, interpretado por João Campos

Poderoso diretor da Rede Globo, Rossi almeja desenvolver um canal de televisão que tenha uma grade instrutiva e inteligente, baseada no modelo que fez sucesso nos Estados Unidos nos anos 1960. Dessa forma, despreza Silvio Santos e seu programa, que considera insignificante e cafona. Ele acaba se tornando um grande antagonista na trajetória de Silvio, que encontra em Rossi a personificação da elite que sempre o rejeitou. Ao longo da temporada, Rossi tenta demitir ou prejudicar a carreira de Silvio de diversas formas, encontrando no apresentador um rival estrategista e implacável.

Gugu Liberato, interpretado por Paulo Nigro

Desde criança, Gugu sonha em ser como seu ídolo, Silvio Santos, na televisão. Agora contratado pelo SBT e um dos rostos mais conhecidos do Brasil, Gugu é amigável, divertido e esforçado, e considerado o sucessor inevitável de Silvio. Isso se torna realidade quando Silvio é diagnosticado com um problema nas cordas vocais, que o afasta por tempo indeterminado da TV. No entanto, o dono do SBT, ciumento, prefere colocar reprises no horário do seu programa, o que fere Gugu e faz com que ele considere uma proposta para entrar na Globo.

Cleusa, interpretada por Larissa Nunes

Ambiciosa e eficiente, Cleusa lutou para ser contratada, ainda jovem, como assistente de produção de Silvio. Por ser uma mulher negra, passou por diversos episódios de racismo e misoginia ao longo dos anos, o que a endureceu como pessoa. Aos poucos, ela sobe na carreira, até chegar à função de diretora de programação no SBT. É firme e implacável com os demais funcionários, e espera sempre o melhor de todos. Cleusa apoia Silvio, mas também sabe que ele é falho e muitas vezes se decepciona com seu imenso egocentrismo.

Roque, interpretado por Claudio Marcio

Responsável por animar o palco do Programa Silvio Santos, Roque acompanha Silvio há décadas e é um dos seus funcionários mais fiéis. Ele entende o espírito do SBT e o defende de todas as formas, principalmente quando o patrão está ausente cuidando da saúde. Roque é honesto, divertido e firme quando necessário. Ele transita por todos os ambientes do SBT e se destaca principalmente quando faz o seu trabalho animando a plateia no palco do programa.

Conheça a newsletter da Casual EXAME, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:SériesSilvio SantosStreaming

Mais de Casual

Conheça os castelos mais famosos da Escócia

Os 50 carros mais vendidos do Brasil no mês de março de 2025

Melhores ovos de Páscoa de 2025: saiba quais comprar nos mercados

'Ainda Estou Aqui': filme já está disponível no streaming; veja onde assistir