Casual

São Paulo recebe exposição Heranças de um Brasil Profundo

A mostra, que acontecerá no Parque Ibirapuera, apresenta a arte dos povos e etnias originários do país

Indígenas: a exposição contará com mais de 500 objetos indígenas como utensílios, obras de arte plumária, adornos, máscaras e arte contemporânea de diversas etnias (filipefrazao/Getty Images)

Indígenas: a exposição contará com mais de 500 objetos indígenas como utensílios, obras de arte plumária, adornos, máscaras e arte contemporânea de diversas etnias (filipefrazao/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 08h51.

Última atualização em 20 de janeiro de 2020 às 08h52.

No próximo dia 25, aniversário de 466 anos de fundação de São Paulo, a cidade receberá a exposição Heranças de um Brasil Profundo, que apresenta a arte dos povos e etnias originários do país. A abertura da mostra, no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, terá entrada gratuita.

A exposição contará com mais de 500 objetos indígenas como utensílios, obras de arte plumária, adornos, máscaras e arte contemporânea de diversas etnias, como Karajá, Marubo, Kayapó, Mehinako, Yanomami, Rikbaktsa, Tapirapé, Waurá, Tapayuna, Baniwa, Ashaninka, Parakanã, Panará e Juruna.

A mostra reúne ainda o trabalho de fotógrafos que se dedicaram à documentação de populações indígenas brasileiras, como Claudia Andujar, Rosa Gauditano, Maureen Bisiliat, Nair Benedicto, Manuel Rodrigues Ferreira, Rodrigo Pretella, e Jamie Stewart-Granger.

"Essa ideia da herança tem o objetivo de trazer de volta à nossa memória a arte dos povos da floresta no que ela tem de mais esplendoroso, que são as artes plumárias, mas também a arte dos objetos de uso, objetos simbólicos dessa cultura brasileira extraordinária. E também traz ao mesmo tempo uma visão de fora, de alguns dos mais importantes fotógrafos do Brasil", disse o curador da exposição, Emanoel Araujo.

O Museu Afro Brasil fica no Parque do Ibirapuera, avenida Pedro Álvares Cabral, portão 10. Funciona de terça-feira a domingo, das 10 horas às 17 horas.

Acompanhe tudo sobre:ExposiçõesIndígenasSão Paulo capital

Mais de Casual

10 destinos imperdíveis para 2025 segundo especialista que já visitou 80 países

A marca de carro mais confiável do Brasil, segundo ranking EXAME Casual

Shows, peças e exposições: o que fazer no fim de semana em São Paulo

Pirelli na moda: marca italiana apresenta coleção em colaboração com a Blauer