Casual

Saiba mais sobre os poderes nutritivos da pera

A fruta hidrata, é rica em fibras e em potássio, apresenta baixo teor calórico e zero sódio


	Peras possuem boa concentração de vitamina C, importante antioxidante, que impede os danos causados pelos radicais livres
 (Jose R. Aguirre/Getty Images)

Peras possuem boa concentração de vitamina C, importante antioxidante, que impede os danos causados pelos radicais livres (Jose R. Aguirre/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 09h16.

São Paulo - A garantia é milenar e vem dos chineses. Segundo a medicina oriental, a pera faz milagres pelo nosso organismo. Para a mulher, ela ameniza transtornos, como o inchaço no período pré-menstrual, porque é rica em potássio: por exemplo, uma Pera Americana USA Pears de tamanho médio oferece 210 mg do mineral, que ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo. Esse nutriente também previne as cãibras, fazendo da fruta uma forte aliada dos esportistas.

Embora o potássio seja facilmente perdido por meio da transpiração, do estilo de vida ativo e da atividade física, ele é necessário para manter os batimentos cardíacos, a contração muscular, a transmissão nervosa e o metabolismo de carboidratos e proteínas. A nutricionista e culinarista Cinthya Maggi dá uma dica para quem pratica esporte: “Para quem faz atividade física, a pera americana promove a rápida renovação de energia, especialmente após exercícios intensos. A perda de potássio pela desidratação ou sudorese durante as atividades físicas deve ser reposta pelo consumo de frutas, verduras e legumes frescos que contenham um alto teor de potássio e são ricas em potássio.”

De acordo com Cinthya Maggi, os benefícios dessa fruta vão muito além do potássio. “A pera americana é rica em fibras, auxiliares na prevenção de doenças como a constipação intestinal e o câncer de intestino. Dados do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos apontam que cerca de 30% dos casos da doença no Brasil estão relacionados à má alimentação. As doenças cardiovasculares e o diabetes também fazem parte desse quadro. Dietas pobres em fibras e com alto teor de gorduras, especialmente as saturadas e colesterol, estão associadas a essas enfermidades. A boa notícia é que uma pera de tamanho médio, contém cerca de 6 g de fibras, sendo que grande parte está na casca. Portanto, utilize a casca da pera em suas receitas ou in natura, sempre que possível.”

A pera americana também é fonte de pectina, fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol total. E sabe quanto de gordura? Menos de 1 grama de gordura e apenas 98 calorias.

As peras também possuem boa concentração de vitamina C, importante antioxidante, que impede os danos causados pelos radicais livres, estimula a cicatrização de cortes e feridas, e auxilia no combate a uma série de doenças infecciosas.

Além de ser um saboroso alimento in natura, a fruta é um versátil ingrediente para receitas que vão desde pratos requintados até sobremesas irresistíveis.

Conteúdo de uma pera média, de 166 gramas

Calorias Gorduras totais Gorduras saturadas Gorduras trans  Colesterol Sódio Carboidrato Fibra alimentar Proteína Cálcio  Vitamina C

100 kcal

0 g
0%
0 g
0%

0 g
0%

0 g
0%

0 g
0%

26 g
9%

6g
24%

1 g
1,3%

19 g 
2%
7 mg 
10%
Acompanhe tudo sobre:Alimentos funcionaisBoa formaDietasEmagrecimentoFrutasSaúde e boa forma

Mais de Casual

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo

O que acontece com as cápsuals de café após o uso?

9 hotéis para aproveitar o último feriado prolongado de 2024

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking