Empolgação dos fãs pode ser alvo dos golpistas (Kevin Mazur/Getty Images)
Gabriel Aguiar
Publicado em 26 de outubro de 2022 às 08h00.
Você sabia que um brasileiro sofre tentativa de fraude a cada 9 minutos – de acordo com estimativas do Serasa? E isso também se aplica a shows e eventos que teremos por aqui, já que os fãs podem ser alvos dos golpistas que tentam vender ingressos falsos. “Esses criminosos são especialistas e por isso é preciso suspeitar”, diz Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET.
LEIA TAMBÉM
Com a tendência dos bilhetes eletrônicos em vez de tickets impressos, há golpistas que repassam um mesmo ingresso para diferentes compradores por meio das plataformas online e desaparecem antes de serem rastreados, explica Barbosa. E ainda existem anúncios em sites paralelos, com links falsos e valores fora da média, que podem pedir informações sensíveis (como os dados bancários).
“É importante verificar se os vendedores são quem eles dizem ser e suspeitar de qualquer oferta que peça para clicar em links externos ou preencher informações cadastrais”, diz o especialista. E a dica é pesquisar detalhes a respeito do fornecedor, dar preferência por plataformas oficiais, sempre atento aos termos de serviço, formas de pagamento, meios de envio e às políticas para devolução.