Casual

Rotina fitness: conheça 6 exercícios que melhoram a saúde física e mental

Atividades físicas liberam endorfinas, que atuam como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar e felicidade

Fitness: pessoas quem frequentam academias e praticam exercícios sempre buscam novas formas de se alimentar com saúde (The Good Brigade/Getty Images)

Fitness: pessoas quem frequentam academias e praticam exercícios sempre buscam novas formas de se alimentar com saúde (The Good Brigade/Getty Images)

Edicase
Edicase

Agência de notícias

Publicado em 6 de setembro de 2023 às 06h00.

Reservar um tempo para se exercitar, seja qual for a atividade, pode, por si só, fazer você se sentir mentalmente bem. Isso porque o exercício físico desencadeia a liberação de endorfinas, neurotransmissores que atuam como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar e felicidade.

Além disso, a atividade física ajuda a reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão, proporcionando um alívio eficaz para as pressões do dia a dia. Ao mesmo tempo, a prática constante contribui para a manutenção de um peso saudável, fortalecimento dos músculos e melhoria da saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças crônicas.

A seguir, veja 6 exercícios que melhoram o bem-estar físico e mental!

1. Natação

Quando você nada, sua mente fica ocupada com aspectos como respiração, quantas voltas já deu e evitar colisões com outros nadadores. Se você compete, também precisa se concentrar na forma de nadar e na velocidade. Isso significa que não há muito espaço na cabeça para pensar em outras preocupações na piscina, no rio, lago ou mar. Por um tempo, você consegue relaxar dos incômodos cotidianos e se concentrar apenas na natação.

Rafael Correa, professor da academia UPX Sports, explica que a natação na terceira idade, por exemplo, diminui os sintomas de Alzheimer, auxiliando na parte cognitiva. “É preciso pensar na execução do movimento, na braçada, no bater das pernas, usando bastante o raciocínio”, explica. Segundo ele, a natação também fortalece os sistemas respiratório e cardiovascular.

2. Caminhada

Caminhar é uma atividade gratuita que não requer nenhum equipamento especial, e você pode realizá-la em praticamente qualquer lugar. Quanto mais você a inclui na rotina, mais benefícios positivos nota. Uma das vantagens é que ela nos permite relaxar. Mesmo que seja apenas por 15 minutos, fazer uma caminhada diária é essencial e tem um impacto significativo em nosso humor ao longo do dia.

“Socializar, sair de casa para ir até um parque, caminhar e respirar ar fresco trazem uma melhora tanto para o corpo quanto para a mente”, afirma. O Dr. William Komatsu, fisiologista do exercício, acrescenta que esse tipo de exercício é uma “ótima opção também para os sedentários ou para aqueles que adotam um ritmo mais leve, mas não abrem mão de praticar exercício. Caminhar aumenta o metabolismo do corpo e gera um elevado gasto calórico”.

3. Musculação

Mais um ponto positivo de se exercitar, como na musculação, é que isso regula a serotonina e a noradrenalina, neurotransmissores diretamente relacionados à ansiedade. “Ao se exercitar, você libera endorfinas, hormônios relacionados ao prazer e ao estado de felicidade. Essa liberação hormonal pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e aumentar a sensação geral de bem-estar”, explica Lucas Meireles, coordenador do Tonus Gym – rede de Studios do Grupo Smart Fit, voltada para a musculação.

A serotonina promove a conexão entre neurônios, o que regula funções cruciais, como sono, humor, apetite, ritmo cardíaco, memória e temperatura corporal. Enquanto isso, a noradrenalina auxilia na regulação da atenção e concentração.

“Os exercícios físicos promovem um efeito relaxante no corpo e na mente, reduzindo a tensão e proporcionando uma sensação de tranquilidade, que contribui para uma qualidade de sono aprimorada”, completa o profissional.

4. Artes marciais

As artes marciais podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, incentivando você a praticar respiração profunda, meditação e atenção plena. Elas auxiliam no treinamento da mente para manter a atenção concentrada enquanto permanece tranquilo e alerta. Isso pode ser especialmente benéfico quando você está tentando realizar múltiplas tarefas que exigem atenção dividida.

“O dinamismo da aula e seus elementos funcionam como uma válvula de escape para o estresse. Por isso, a modalidade é uma ótima opção para pessoas que atuam em cargos de liderança, funcionários que são cobrados diariamente, que acumulam muitas responsabilidades. Cerca de 30% dos meus alunos me procuram por indicação de terapeutas para recuperar a autoestima, controlar a depressão”, afirma César Minakawa, idealizador do tae fight e professor de educação física.

5. Dança

A dança oferece diversos benefícios para a saúde mental. Entre eles, há a liberação de endorfinas (que melhoram o humor) e a construção de autoestima por meio do aprimoramento das habilidades que envolvem o exercício. Por isso, dançar é uma forma divertida e eficaz de cuidar da saúde mental.

“A dança pode ajudar no combate ao estresse e à depressão leve ou moderada. Quem dança fica mais próximo dos outros, o que ajuda neste tipo de doença. É um momento para recarregar as baterias, mudar o foco. Você esquece todos os problemas. Eles não sumiram. Quando você termina a atividade, estão lá, mas você está com as baterias recarregadas, com outra energia para enfrentá-los”, incentiva o professor de dança Rogério Luiz Pereira.

Já de acordo com o Dr. Benjamin Apter, o gasto calórico proporcionado depende da intensidade dos movimentos. “Podemos considerar que, em uma hora de dança de salão em ritmo moderado, um adulto jovem consome em média 350 calorias. Caso a dança seja realizada em ritmo mais intenso, esse valor pode dobrar em uma hora”, afirma.

6. Yoga

Para o instrutor de yoga Romulo Carrer, o yoga oferece benefícios para a saúde física e mental. “Buscar yoga apenas pelos benefícios físicos é como comer a casca da banana e deixar a parte mais gostosa”, ilustra.

Segundo ele, a prática é uma porta de entrada para viver o agora. “O verdadeiro objetivo do Yogy é samadhi, palavra em sânscrito que denota o estado pleno de bem-aventurança e união do Ser individual com o Ser transcendental”, analisa.

Ainda assim, o yoga envolve uma variedade de exercícios, como flexões, extensões, torções, permanências e inversões, com o propósito de fortalecer a musculatura do corpo e aumentar a mobilidade da coluna. Isso também auxilia no fortalecimento e alongamento corporal, promovendo uma maior estabilidade para a coluna e contribuindo para a correção de problemas posturais.

“Na parte física, a pessoa pode notar, nas primeiras práticas, sensação de bem-estar, alongamento de músculos e tendões, que culminam no relaxamento e em uma sensação de conforto com o próprio corpo. Com a prática regular, é possível desenvolver a musculatura de maneira equilibrada, trazendo força e beleza, corrigir desvios posturais, melhorar o equilíbrio etc.”, explica Romulo.

Acompanhe tudo sobre:Portal EdiCase

Mais de Casual

EXCLUSIVO: Luiz Melodia ganha tributo no cinema nesta quinta; assista à cena inédita

Kanye West lança novo modelo Yeezy SLPRS por 20 dólares após saída da Adidas

Hotel de luxo em Lisboa combina arquitetura dos anos 1940 com rooftop de vista panorâmica

As 50 músicas mais ouvidas no Brasil em 2024; saiba mais