Casual

Roteiro entre litoral cearense e piauiense é marcado por belezas naturais

Embarque na rota que passa por alguns dos ícones do turismo nacional, como Jericoacara e o Beach Park, e destinos que são pura novidade

Ceará (Wikimedia Commons)

Ceará (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 09h29.

São Paulo - Dunas e falésias são figurinhas carimbadas do extenso litoral cearense, praticamente intercalando-se a cada praia. Canoa Quebrada tem a falésia mais fotografada do Ceará – graças à estrela e à meia-lua esculpidas pelos hippies nos anos 70. Quer mais sossego? Vale alugar um bugue e conhecer praias mais desertas na região.

Chamada de Rota do Sol Nascente, a CE-040 leva a Fortaleza num traçado mesclando retas e curvas. Faça uma parada em Beberibe e descubra as famosas areias coloridas na Praia de Morro Branco.

Já na Grande Fortaleza, o Beach Park colocou o município de Aquiraz no mapa turístico. Famílias superlotam as piscinas e resorts do parque aquático. Os mais destemidos desafiam o Insano, um escorregador de 41 m.

Antes de chegar a Fortaleza, experimente uma tapioca servida nas dezenas de barraquinhas do Centro das Tapioqueiras. A Praia do Futuro é a melhor da cidade, com estruturadas barracas. Reserve um dia para conhecer as atrações extrapraia: Theatro José de Alencar, Mercado Central e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Atravessando a ponte sobre o Rio Ceará, com pedágio, e dirigindo mais 26 km, chega-se a Cumbuco, um reduto de kitesurfistas. Passear de bugue pelas dunas é a pedida para quem quer descansar das praias.

Seguindo a oeste, a CE-085 recebe dois nomes: Estruturante e Rota do Sol Poente. Não corre tão próxima ao litoral, apenas serve de ligação para as vilas e praias da região. Uma delas é Lagoinha, que agrupa dunas, falésia, coqueiros e lagoa num mesmo cenário. O acesso seguinte da CE-085 leva ao município de Trairi, composto de três praias junto a aldeias de pescadores e dunas – Guajiru, Flecheiras e Mundaú.


Nova queridinha do litoral cearense, Icaraí de Amontada fica a duas horas de viagem de Trairi. O recente asfaltamento entre Aracatiara e a vila facilitou o acesso de quem procura sossego em meio a dunas e torres de energia eólica. A rota do sol vai ficando cada vez mais poente e Jijoca de Jericoacoara é a próxima parada. Refresque-se na Lagoa do Paraíso, deixe o carro em um estacionamento e siga para Jericoacoara num veículo que vença o caminho de areia até a vila.

Há pousadas com TV a cabo e wi-fi, mas os programas são os mesmos de quando Jeri era apenas uma aldeia de pescadores: caminhar até a Pedra Furada, andar de bugue pelas praias e subir para ver o pôr do sol nas dunas.

Distantes 210 km de Jijoca de Jericoacoara, Parnaíba e Luís Correia são as grandes representantes do diminuto litoral piauiense. Luís Correia tem as melhores praias e o trunfo de Parnaíba é o passeio de barco pelo delta do rio homônimo.

Programe-se:

Quando ir: Entre agosto e dezembro, os ventos fortes atraem kitesurfistas. Chove bastante entre maio e junho – época em que muitas pousadas e restaurantes fecham.

Restaurantes imperdíveis:

  • Vojnilô, Fortaleza
  • Pimenta Verde, Jericoacoara

Atrações imperdíveis:

  • Praia de Ponta Grossa, Canoa Quebrada
  • Beach Park, Aquiraz/Fortaleza
  • Passeio de bugue até Tatajuba, Jericoacoara
  • Passeio de barco pelo delta do Rio Parnaíba, Parnaíba

Raio X das estradas: A Rota do Sol Nascente e a Rota do Sol Poente, rodovias próximas das praias cearenses, têm boas condições de pavimento. A do Sol Nascente está sendo duplicada entre Aquiraz e Beberibe.

Acompanhe tudo sobre:CearáPiauíViagensviagens-pessoais

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual