Casual

Roman Polanski rodará thriller político sobre Caso Dreyfus

Alfred Dreyfus foi um oficial francês acusado de traição no final do século XIX e que dividiu a opinião pública francesa

Polanski: "podemos mostrar a pertinência absoluta desta história, sobretudo com a visão do que passa hoje no mundo, este espetáculo ancestral de caça às bruxas" (Julien M. Hekimian/Getty Images)

Polanski: "podemos mostrar a pertinência absoluta desta história, sobretudo com a visão do que passa hoje no mundo, este espetáculo ancestral de caça às bruxas" (Julien M. Hekimian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2012 às 12h23.

Paris - O cineasta franco-polonês Roman Polanski, que antes do final do ano deverá começar a rodar um filme sobre o "caso Dreyfus", espera que este seja um "thriller político, mas como um filme de espionagem".

"Faz tempo que quero rodar este filme sobre o caso "Dreyfus", mas não como um drama tradicionalista. Seria algo próximo de uma história de espionagem", afirmou o diretor em declarações à revista "Le Film Française", que publicou parte dessa entrevista em seu site nesta sexta-feira.

Para este novo filme, o vigésimo de sua filmografia, Polanski voltará a contar com o roteirista Robert Harris, com quem escreveu "O Escritor Fantasma". Apesar de não estar definido, o título deste novo projeto do cineasta franco-polonês deverá ser "D".

"Podemos mostrar a pertinência absoluta desta história, sobretudo com a visão do que passa hoje no mundo, este espetáculo ancestral de caça às bruxas, de tribunais militares secretos, de agências de informação fora de controle, das hipocrisias governamentais e de uma imprensa enraivecida ", afirmou Polanski.

Até o momento, o cineasta não definiu ator que deverá encarnar Alfred Dreyfus, o oficial francês que foi acusado de traição no final do século XIX e que dividiu a opinião pública francesa.

Condenado por haver entregue documentos secretos ao império alemão, Dreyfus passou cinco anos recluso na ilha do Diabo antes de ser libertado.

O "caso Dreyfus" veio à tona através de Émile Zola, que publicou um artigo intitulado "J'accuse". Neste caso, o texto contribuiu para a própria libertação de Dreyfus. 

Acompanhe tudo sobre:ArteAtores e atrizesCinemaEntretenimentoFilmes

Mais de Casual

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'

'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio da crítica em Cannes