Casual

Rio de Janeiro terá dois carnavais no ano (e não somente em 2021)

A lei que promove o carnaval fora de época no RJ acaba de ser aprovada, e não interfere nas comemorações já definidas para este ano

 (Gabriel Nascimento/Riotur/Divulgação)

(Gabriel Nascimento/Riotur/Divulgação)

JS

Julia Storch

Publicado em 14 de janeiro de 2021 às 15h23.

Última atualização em 14 de janeiro de 2021 às 15h25.

“Todo carnaval tem seu fim”, já cantavam os Los Hermanos. Mas agora a distância entre a comemoração irá diminuir, pois o estado do Rio de Janeiro acaba de aprovar um carnaval fora de época, em julho, aumentando a lista de feriados na cidade.

O CarnaRio - Carnaval fora de época, não será apenas em 2021, por conta do adiamento da festa, mas sim, anualmente. O governador interino do estado, Cláudio Castro (PSC) sancionou ontem a lei que insere um segundo carnaval no estado. O projeto de lei nº 9.174, é de autoria do deputado estadual Dionísio Lins (PP).

De acordo com a lei, divulgada no Diário Oficial, “O CarnaRio tem por finalidade, a estimulação do turismo, lazer e principalmente, o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços.”

Além disso, a lei decreta que a comemoração “deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, e ainda da Secretaria de Estado responsável pela pasta da Cultura”. A oficialização do CarnaRio não interfere no carnaval carioca deste ano, que tem desfiles das escolas de samba marcados de 9 a 17 de julho. 

Um dos propósitos da lei que garante um carnaval fora de época no Rio de Janeiro é a aceleração da economia no estado. (Alerj/Reprodução)

Em entrevista à CNN Brasil, Jorge Castanheira, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), relatou que não havia sido informado sobre o projeto de lei e se diz surpreendido com a notícia. “Nós nem sabíamos que tinha esse projeto, que agora se torna lei. Isso não tem nada a ver com o desfile do carnaval de 2021, que já tinha passado para julho.”

“Mas ainda vamos sentar para conversar com o governo do estado, com o autor do projeto, para ver como isso (a participação das escolas de samba) pode acontecer nos próximos anos”, disse Castanheira.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalGovernoPandemiaRio de Janeiro

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual