Casual

Revolução do Churrasco: aprenda técnica de defumação na cozinha de casa

Episódio revela preparos do restaurante Térèze, no Rio, inspirados em aromas e sabores do churrasco

Polvo com tomate, aipo e maionese defumada (Divulgação/Divulgação)

Polvo com tomate, aipo e maionese defumada (Divulgação/Divulgação)

Paty Moraes Nobre

Paty Moraes Nobre

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 17h55.

Última atualização em 13 de novembro de 2020 às 08h37.

Neste 29º episódio da série Revolução do Churrasco, invadimos a cozinha do Térèze, no Rio de Janeiro, para revelar os preparos surpreendentes do chef Pedro Franco.

Quer entender a evolução da pandemia e o cenário de reabertura no país? Acesse a EXAME Research.

Com indicações para obter estrela do Guia Michelin de gastronomia, o restaurante fica nas dependências do hotel boutique Santa Teresa MGallery, no boêmio e charmoso bairro carioca que dá nome ao local. Por isso, além dos preparos com sabores e aromas de churrasco, o programa é permeado por takes dos ambientes em meio à Mata Atlântica e da vista deslumbrante do hotel.

Defumação na cozinha
Fã de fogo e brasa, o chef (ex-Fasano) recriou o aroma de defumação para a maionese do prato de Polvo com uma técnica simples, porém poderosa, que utiliza carvão aceso diretamente na boca do fogão. A cada garfada, os sentidos são invadidos pelo clima do churrasco de forma sofisticada e realmente inesquecível.

Assista ao episódio:

 

Enganar o visual também é outra técnica de Franco (“roubada do colega e chef Luca Gozzani, do Fasano”). No prato de Stracotto bovino (clássico italiano de carne cozida lentamente com caldo temperado), o cozinheiro modela o peito bovino desfiado em formato de cubos e frita, o que dá a impressão de que se trata de um corte inteiro de carne. Uma saída incomparável para a obtenção de um preparo saboroso, macio e suculento por dentro e muito crocante por fora com o ingrediente rígido do dianteiro bovino. E tem muito mais no novo menu, inclusive opções para os clientes veganos, como Moqueca de caju, e sobremesas deliciosas, como a desconstruída Pavlova, com frutas amarelas e sorbet ácido.

Conforto e segurança
Por se tratar de um espaço da rede internacional Accor, todas as áreas comuns seguem rígidos protocolos de higiene e distanciamento social. “Além de estarmos adotando as  diretrizes internacionais do selo Allsafe, criado em parceria com a Bureau Veritas, líder  mundial em testes, inspeções e certificação”, destaca o gerente geral Guilherme Mendes. Por isso, hospedar-se no Santa Teresa Hotel RJ – MGallery (único cinco estrelas da região) e aproveitar o restaurante Térèze são opções que aliam conforto e segurança nessa época de pandemia.

Vale ressaltar que decoração e arquitetura se inspiram nas áureas épocas do café e do cacau. As suítes oferecem ambientes calmos e relaxantes, com design tropical nas luzes ou nos materiais naturais e brutos, como madeira, algodão cru e linho natural.

 

E, aí, curtiu? Então deixe seu comentário nas nossas redes sociais e compartilhe a série com os amigos. Até semana que vem!

Apoio: @Goprobr

 

Acompanhe tudo sobre:ChurrascariasChurrascoGastronomia

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual