Casual

Revistas são condenadas por fotos da esposa de Hollande

As fotos foram tiradas durante as últimas férias do casal presidencial na residência oficial de "Fort de Brégançon"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 18h03.

Paris - As revistas "Voici" e "Closer" foram condenadas a pagar uma multa de 1.500 euros nesta terça-feira por terem publicado fotos da esposa do presidente francês, François Hollande, Valérie Trierweiler usando biquíni, enquanto a "Public" foi sentenciada a pagar mil euros.

As penas foram anunciadas um mês e meio após a revista "VSD" ter sido condenada a pagar uma multa de 2 mil euros pela publicação de fotos similares, tiradas durante as últimas férias do casal presidencial na residência oficial de "Fort de Brégançon".

O tribunal de Paris, que também ordenou a retirada das fotos dos sites das revistas, determinou penas muito inferiores às reivindicadas por Valérie, que tinha solicitado mais de 20 mil euros por danos morais.

A juíza considerou que a publicação das fotos representa dano moral contra a esposa de Hollande, que não consentiu com as imagens, mas "nem sempre se mostrou discreta em sua vida privada", afirmou.

A magistrada afirmou que a mulher do presidente não podia ignorar que, ao usar o biquíni, seria alvo dos paparazzi e lembrou que, em algumas ocasiões, mistura a vida privada com a vida pública.

Apesar de tudo, a juíza considerou que Valérie nunca deu o seu consentimento para a publicação das fotos.

A denúncia da esposa de Hollande a estas quatro revistas provocou certo escândalo na França, já que Valérie não abriu nenhum processo contra a "Paris Match", revista na qual trabalha e que também publicou fotos suas na praia.

Sua advogada, Frédérique Giffard, negou que o fato de não processar a "Paris Match" tivesse a ver com o fato de Valérie trabalhar como jornalista para o veículo e afirmou que só ocorreram reivindicações contra as revistas que publicaram as fotos na capa.

A "Paris Match", segundo a advogada, publicou as fotos "de forma muito mais discreta, com formato pequeno e em páginas interiores". 

Acompanhe tudo sobre:EuropaFotografiaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPolíticosRevistas

Mais de Casual

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo

O que acontece com as cápsuals de café após o uso?

9 hotéis para aproveitar o último feriado prolongado de 2024

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking