Washington - Juntar 37 itens diferentes que simbolizem um país. É a proposta do Nirvana 37, o prato principal do restaurante indiano Karizma, em Washington, capital dos Estados Unidos.
“Chama-lo de salada seria um desrespeito”, diz o garçom, ao comentar o prato. O prato é vegano: não há carne, mas diversos vegetais e temperos. Os ingredientes são servidos em uma espécie de pilha, que é desfeita e misturada pela garçom, assim que o prato chega à mesa.
Além dos sabores variados, há uma diversidade de texturas, como o macio da batata, a dureza de alguns talos e a crocância de folhas empanadas, o que gera uma experiência sensorial interessante. A combinação funciona bem, embora alguns dos itens sejam mais apimentados. O prato custa 28 dólares e serve duas pessoas.
A ideia da receita, e do restaurante, é unir referências de um país amplo como a Índia, que tem 1,4 bilhão de habitantes e culinárias de várias inspirações. O norte do país é mais próximo da China e das montanhas do Nepal, por exemplo, enquanto o Sul é banhado pelo mar, conta o chef Ajay Kumar, que veio de Nova Deli e vive nos Estados Unidos há mais de 20 anos.
O restaurante Karizma foi aberto há sete anos e fica perto da região de Chinatown, em Washington. O menu traz aperitivos e pratos completos, que buscam uma versão moderna da cozinha indiana, como o Kakori Kebab, feito com um patê de cordeiro, e o Batada Bun, um pãozinho recheado com batata, cebola e cogumelos.
A carta de bebidas inclui cervejas locais e drinques autorias, como o Silk Route, que une tequila, abacaxi e manjericão.
No mesmo espaço, funciona o restaurante Karma Modern Indian, do mesmo grupo, que foi incluído no guia Michelin em 2024, como Bib Gourmand. A categoria reúne opções de boa qualidade e bom custo-benefício.
*O repórter viajou a convite da Destination DC.
-
1/10
Rafa Costa e Silva: depois de passagem por restaurantes europeus premiados, está no comando do Lasai, o primeiro colocado neste ranking da Casual Exame.
(Rafa Costa e Silva: depois de passagem por restaurantes europeus premiados, está no comando do Lasai, o primeiro colocado neste ranking da Casual Exame.)
-
2/10
Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio
(2º lugar - Origem (Salvador). Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio.)
-
3/10
Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano
(3º lugar - A Casa do Porco (SP). Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano)
-
4/10
Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez
(Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez)
-
5/10
(5º lugar - Maní (SP). Além dos pratos à la carte, o restaurante tem o superautoral menu degustação (680 reais, sem harmonização) e o menu de três cursos, servido também no jantar por 280 reais, com entrada, prato principal e uma sobremesa, além de um belisquete.)
-
6/10
Prato do Nelita: trajetória de sucesso em apenas três anos
(6º lugar - Nelita (SP). A degustação (590 reais), de 11 etapas, é servida apenas no balcão, no jantar, de terça-feira a sábado, e todos os pratos da sequência podem ser pedidos à la carte.)
-
7/10
Os chefs Kafe e Dante BassI, ela alemã, ele baiano: trabalho em parceria no D.O.M antes de abrirem o próprio restaurante
(7º lugar - Manga (Salvador). Os chefs Kafe e Dante BassI, ela alemã, ele baiano: trabalho em parceria no D.O.M antes de abrirem o próprio restaurante.)
-
8/10
Luis Filipe Souza, do Evvai: uma estrela pelo Guia Michelin
(8º lugar - Evvai (SP). A sequência de 11 tempos do menu degustação (799 reais, sem harmonização) propõe uma viagem sensorial pelas texturas e contrastes em pratos como a salada de abóbora, o linguini de pupunha e lula “alle vôngole”, que revisita a clássica pasta fredda italiana, e no macio sorvete de cogumelos de Santa Catarina servido com caldo aveludado e quente de galinha d’Angola.)
-
9/10
Prato do Fame Osteria: speakeasy à la italiana
(9º lugar - Fame Osteria (SP). O chef Marco Renzetti serve apenas menu degustação de 11 etapas (640 reais), que muda diariamente, com poucas repetições.)
-
10/10
Manu Buffara, do Manu: primeiro restaurante do Brasil comandado por uma mulher a servir apenas menu degustação
(10º lugar - Manu (Curitiba). Desde 2011 Manu Buffara comanda o Manu, em Curitiba, o primeiro restaurante do Brasil comandado por uma chef mulher a servir apenas menu degustação — custa 720 reais, sem harmonização.)