Casual

Restaurante nos EUA serve prato indiano que leva 37 ingredientes, e nenhum é carne

A ideia da receita é unir referências de um país amplo como a Índia, que tem 1,4 bilhão de habitantes e culinárias de várias inspirações

Prato Nirvana 37, servido no restaurante Karizma, em Washington (Divulgação)

Prato Nirvana 37, servido no restaurante Karizma, em Washington (Divulgação)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 11h10.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2025 às 15h17.

Washington - Juntar 37 itens diferentes que simbolizem um país. É a proposta do Nirvana 37, o prato principal do restaurante indiano Karizma, em Washington, capital dos Estados Unidos.

“Chama-lo de salada seria um desrespeito”, diz o garçom, ao comentar o prato. O prato é vegano: não há carne, mas diversos vegetais e temperos. Os ingredientes são servidos em uma espécie de pilha, que é desfeita e misturada pela garçom, assim que o prato chega à mesa.

Além dos sabores variados, há uma diversidade de texturas, como o macio da batata, a dureza de alguns talos e a crocância de folhas empanadas, o que gera uma experiência sensorial interessante. A combinação funciona bem, embora alguns dos itens sejam mais apimentados. O prato custa 28 dólares e serve duas pessoas.

A ideia da receita, e do restaurante, é unir referências de um país amplo como a Índia, que tem 1,4 bilhão de habitantes e culinárias de várias inspirações. O norte do país é mais próximo da China e das montanhas do Nepal, por exemplo, enquanto o Sul é banhado pelo mar, conta o chef Ajay Kumar, que veio de Nova Deli e vive nos Estados Unidos há mais de 20 anos.

O restaurante Karizma foi aberto há sete anos e fica perto da região de Chinatown, em Washington. O menu traz aperitivos e pratos completos, que buscam uma versão moderna da cozinha indiana, como o Kakori Kebab, feito com um patê de cordeiro, e o Batada Bun, um pãozinho recheado com batata, cebola e cogumelos.

A carta de bebidas inclui cervejas locais e drinques autorias, como o Silk Route, que une tequila, abacaxi e manjericão.

No mesmo espaço, funciona o restaurante Karma Modern Indian, do mesmo grupo, que foi incluído no guia Michelin em 2024, como Bib Gourmand. A categoria reúne opções de boa qualidade e bom custo-benefício.

*O repórter viajou a convite da Destination DC. 

Acompanhe tudo sobre:TurismoRestaurantesWashington (DC)

Mais de Casual

De sapatos a vinhos: a família que criou um dos melhores rótulos do Brasil, eleito por famoso guia

Zegna lança Vellus Aureum: a lã mais fina do mundo

Campos do Jordão: preços, pontos turísticos e mais

NikeSkims: a nova marca da Nike em parceria com Kim Kardashian