Casual

Representante da China é coroada Miss Mundo 2012

Yu Wenxia, Miss China, levou o título cobiçado por mais de 100 concorrentes

Yu Wenxia levou o título cobiçado por 116 concorrentes (AFP / Ed Jones)

Yu Wenxia levou o título cobiçado por 116 concorrentes (AFP / Ed Jones)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2012 às 09h42.

Ordos - A Miss China Yu Wenxia foi coroada Miss Mundo 2012 na noite deste sábado em uma cerimônia que ocorreu no estádio de Ordos, uma cidade mineradora da China, fronteiriça com o deserto de Gobi.

A Miss Gales, Sophie Moulds, ocupou o segundo lugar, e a Miss Austrália, Jessica Kahawaty, o terceiro.

Já a brasileira, Mariana Notarangelo, ficou classificada entre as sete finalistas do concurso. Estudante de medicina de Duque de Caxias (RJ), Mariana não conseguiu a coroa, que foi conquistada pelo Brasil uma única vez, em 1971, por Lúcia Petterle.

A mexicana Mariana Reynoso, uma das favoritas para levar a coroa, foi eliminada após a seleção das sete últimas candidatas.

A venezuelana Ivian Sarcos, Miss Mundo 2011, entregou sua coroa a Yu Wenxia, que usava um vestido azul brilhante, no futurista estádio de Ordos, situado junto a uma grande praça dedicada ao poderoso guerreiro mongol Gengis Kan.

A maior parte do público, originário da China, ovacionou a nova Miss Mundo, após a divulgação do nome da vencedora, que levou o título cobiçado por 116 concorrentes.

Yu se converteu, assim, na segunda chinesa a vencer este concurso. A representante chinesa interpretou na final uma versão de uma canção popular de seu país.

Também durante a final, um grupo de músicos mongóis tocou o erhu, um instrumento tradicional com duas cordas e que é tocado com um arco.

Neste ano, o concurso foi realizado nas áridas e escassamente povoadas estepes da Mongólia Interior, em Ordos, uma cidade a cerca de 700 km da praia mais próxima.

A cidade se desenvolveu na última década graças ao auge da mineração do carvão, que a transformou em um dos locais mais ricos na China.

O boom provocou um frenesi de construção, mas o governo local foi incapaz de povoar os imensos prédios desta localidade, o que lhe valeu o título de principal cidade fantasma chinesa.

As rainhas da beleza passaram quase um mês ensaiando, absorvendo cultura tradicional mongol, bebendo leite fermentado em tendas yurt e vestindo roupas locais para subir nas dunas, segundo o site da Miss Mundo.

A popularidade do concurso, realizado pela primeira vez no ano 1951, diminuiu no Ocidente, mas continua despertando interesse nos países asiáticos, o que lhe garante uma enorme audiência televisiva.

A sueca Kiki Hakkansson foi a primeira Miss Mundo, enquanto a atriz vencedora do Oscar Halle Berry foi finalista em 1986, e a estrela de de Bollywood Aishwarya Rai levou a coroa em 1994.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBelezaChinaConcursosConcursos públicos

Mais de Casual

Megane E-Tech: elétrico da Renault é eleito o carro mais bonito entre R$ 150 mil e R$ 300 mil

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações online

Casio lança anel-relógio em comemoração aos 50 anos do 1º modelo digital