Casual

Reino Unido exige autorização de viagem para turistas brasileiros; veja valor e o que muda

Nova regra exigirá cadastro digital prévio para entrada no país

ETA: nova exigência do Reino Unido para entrada de turistas brasileiros (Jack Taylor/Getty Images)

ETA: nova exigência do Reino Unido para entrada de turistas brasileiros (Jack Taylor/Getty Images)

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 3 de abril de 2025 às 14h24.

Última atualização em 3 de abril de 2025 às 14h25.

Desde janeiro de 2025, o Reino Unido implementou uma nova exigência para turistas brasileiros que desejam visitar suas terras: a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA- estimated time of arrival). Essa medida visa fortalecer a segurança nas fronteiras britânicas para permitir que o governo tenha um controle mais eficaz sobre quem entra e sai do país.

O que é a ETA?

A ETA é um documento digital obrigatório para todos os viajantes que não possuem nacionalidade britânica e pretendem permanecer no Reino Unido por menos de seis meses. Ela pode ser solicitada online por meio do site do governo britânico ou por meio de um aplicativo específico.

Inicialmente, a taxa para obter uma ETA era de 10 libras esterlinas, aproximadamente R$ 77. No entanto, a partir de 9 de abril de 2025, o valor aumentará para 16 libras, cerca de R$ 120. A autorização é válida por até dois anos, mas é importante notar que ela não garante a entrada no Reino Unido; ainda é necessário passar pela imigração britânica.

Tammy Cavaleiro, advogada especialista sobre cidadania europeia destaca que o processo deve ser mais fácil para quem já possui cidadania europeia. Segundo a especialista, quem tem dupla cidadania, como portuguesa, espanhola ou italiana, ainda encontra algumas facilidades na chegada ao Reino Unido, como o uso dos e-gates nos aeroportos. No entanto, também está sujeito à exigência da autorização prévia, o que diminui a diferença prática em relação aos brasileiros que viajam apenas com o passaporte do Brasil.

A medida é parecida com o sistema norte-americano do ESTA, aplicado a turistas de países isentos de visto, e antecipa a implementação do ETIAS pela União Europeia, prevista para os próximos meses. "No fundo, trata-se de uma resposta tanto às questões de segurança quanto a uma lógica de reciprocidade diplomática: se britânicos precisarão pedir autorização para visitar a Europa, o mesmo passa a valer para quem deseja entrar no Reino Unido."

Como solicitar uma ETA?

Para obter uma ETA, você precisará de um passaporte válido, acesso ao seu e-mail e um cartão de crédito ou débito. O pedido deve ser feito online, enviando uma imagem digitalizada do passaporte e uma foto do rosto. É recomendável solicitar a autorização com até três dias de antecedência da viagem.

Essa nova exigência não é exclusiva para brasileiros; ela se aplica a todos os viajantes de países não europeus que não necessitam de visto para entrar no Reino Unido. Recentemente, a medida também foi estendida para cidadãos europeus, que agora precisam de uma ETA para visitar o país

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoCidadaniadicas-de-viagemInglaterra

Mais de Casual

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'

'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio da crítica em Cannes