Casual

Reformas tornaram a pista de Interlagos mais veloz

Estabelecido por Rubens Barrichello há dez anos, recorde da pista foi batido por quatro pilotos neste sábado


	Lewis Hamilton foi um dos que quebrou o recorde de Interlagos neste sábado
 (Nacho Doce/REUTERS)

Lewis Hamilton foi um dos que quebrou o recorde de Interlagos neste sábado (Nacho Doce/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2014 às 19h32.

São Paulo - O recorde da pista de Interlagos, estabelecido há dez anos por Rubens Barrichello num treino (1min10s646), foi pulverizado no treino classificatório deste sábado para o GP do Brasil. Quatro pilotos rodaram mais rápido do que Rubinho em sua Ferrari: Nico Rosberg (1min10s023), Lewis Hamilton, Felipe Massa e Valtteri Bottas.

Vários fatores agregados contribuem para que a pista de Interlagos proporcione tempos melhores, segundo Luis Ernesto Morales, chefe de engenharia da organização do GP.

Um deles é a qualidade do asfalto após o recapeamento. A pista está mais nivelada, sem ondulações, e oferece maior aderência. O piloto pode manter o pé no acelerador por mais tempo sem risco. "O novo composto asfáltico é formado por pedra sobre pedra, com fibra de celulose. Ele não permite que se forme uma lâmina d'água em caso de chuva", diz Morales.

Nos quatro pontos críticos, onde a água empoçava, foram feitas ranhuras, mesmo procedimento empregado em aeroportos. A técnica, pioneiramente introduzida em Interlagos em 2010, é agora recomendada pela FIA e foi adotada em Spa-Francorchamps e na China.

As reformas na reta dos boxes e na saída do "S" do Senna permitem também que os pilotos comecem a acelerar antes. "A velocidade final de reta desses dois pontos é agora superior", acrescenta Morales.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas italianasEsportesFelipe MassaFerrariFórmula 1Pilotos de corrida

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque