Casual

Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell desenvolvem maquiagens em forma de material escolar

Com maquiagens e desenhos como ponto comum entre as marcas, a parceria estreia uma linha inspirada nos clássicos materiais escolares

A linha é composta por sete itens de maquiagem inspirados em itens escolares. (Divulgação/Divulgação)

A linha é composta por sete itens de maquiagem inspirados em itens escolares. (Divulgação/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 16h20.

Última atualização em 22 de janeiro de 2024 às 13h40.

Semanas antes da volta às aulas, a Faber-Castell anuncia uma colaboração com produtos que são armazenados não no estojo, mas no nécessaire. Em parceria com Quem Disse, Berenice?, a linha é composta por sete itens de maquiagem inspirados em itens escolares.

Com maquiagens e desenhos como ponto comum entre as marcas, a parceria estreia uma linha inspirada nos clássicos materiais escolares, com lápis de cor jumbo, caixa de lápis de cor, cola bastão, pastilha de aquarela e marcador de quadro branco.

Coleção de maquiagem de Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell. (Divulgação/Divulgação)

Assim, a coleção apresenta os formatos já conhecidos nas papelarias, mas com uso para a maquiagem.

A coleção de maquiagem é composta pelo Iluminador em Bastão, inspirado na cola bastão, tem partículas de brilho dourado que proporcionam um efeito glow radiante de longa duração com textura fácil de espalhar; pela Máscara Marca Cílios, com embalagem no formato do tradicional marcador de quadro branco, que entrega cor preta intensa, para destacar os cílios e deixar a make completa; pela Paleta de Sombras para Colorir, opção ideal para trazer ainda mais cor à make, com seis sombras de acabamento mate, acetinado e superbrilho, ela garante máxima pigmentação desde a primeira passada, alta fixação e durabilidade prolongada.

Há ainda a Caixa de Lápis de Cor Metalizados para Olhos, inspirada nos lápis de cor metalizados da Faber-Castell, atende tendência de moda, em quatro opções de cores super pigmentadas que entregam em traços macios, looks mono ou multicolorido de longa duração; e, por fim, o Lápis Jumbo Multifuncional, nas cores Rosa, Vermelho e Damasco, inspirado na linha jumbo da marca, que se destaca pela adaptabilidade no uso devido a textura semi mate, permitindo o uso para contornar e preencher os lábios, esfumar nas bochechas e delinear ou sombrear os olhos, além de ter acabamento semi-mate e textura perfeita para esfumar.

"A Faber-Castell está sempre preocupada em oferecer inovações alinhadas com seu propósito, que é disponibilizar produtos cada vez mais sustentáveis e inovadores sem abrir mão da qualidade que sempre foi o nosso grande diferencial de mercado. A colaboração entre Faber-Castell e Quem Disse, Berenice? é um marco muito importante para nós, já que em 45 anos produzindo itens de maquiagem no Brasil no mercado B2B essa é a primeira vez em que um produto chega ao nosso público com o selo Faber-Castell", diz Ivonne Ascher, Diretora da Área de Cosméticos da Faber-Castell.

Em conversa à Casual EXAME, Mirele Martinez, Diretora de Marketing de Maquiagem da Quem Disse, Berenice? conta sobre as estratégias de criação da coleção.

Qual foi a inspiração por trás da colaboração entre Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell, e como a conexão entre maquiagem e elementos escolares influenciou o desenvolvimento da linha?

Quem Disse, Berenice?, entre todas as marcas do Grupo Boticário, é a com o público mais jovem e que se conecta mais fortemente com a Geração Z, preocupando-se em entender e adiantar os desejos desse público-alvo, que se destaca pela hiperconectividade, atenção às tendências e velocidade de consumo. Além disso, Quem Disse, Berenice?, é marca expert em maquiagem e precursora em tendências, sempre antenada no que está rolando no universo da maquiagem.

Levando isso em consideração, vimos na Faber-Castell dois pontos sinérgicos com as nossas premissas: uma influência sólida para a Geração Z, que se destaca por ser uma marca atemporal, também fidelizada entre pessoas de diversas idades e estilos de vida; e, entendendo que a maquiagem é um meio de autoexpressão, onde é possível explorar com muita criatividade e imaginação, enxergamos na Faber-Castell esse mesmo processo criativo. Com isso, QDB? materializa na maquiagem toda criatividade e imaginação que o desenho permite em uma tela ou folha de papel, trazendo itens desse universo, que entregam também um toque de nostalgia.

Como a criação dos produtos foi elaborada e o que ela adiciona ao universo da maquiagem?

Para criarmos a linha, contamos com o envolvimento dos times de desenvolvimento de produtos de Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell. Nela, buscamos contemplar todo o estudo de inteligência de tendências de maquiagem para materializar produtos com as nossas apostas, sem deixar de lado toda a expertise que a marca parceira tem no entendimento de cores.

Sendo assim, entendemos que ela adiciona a esse universo atributos já conhecidos de QDB?, com uma beleza de alta performance, por meio de cores e acabamentos que priorizam pigmentação excelente, texturas e, principalmente, a multifuncionalidade manifestada em produtos que podem ser usados em mais de uma área do rosto, como o Lápis Jumbo Multifuncional, que pode ser usado nos lábios, nas bochechas ou mesmo nos olhos, assim como os Lápis de Cor Metalizados para Olhos, que entregam acabamentos diferentes de acordo com o modo de aplicação.

Além disso, adicionamos a esse universo um olhar apurado de adiantamento do comportamento da consumidora que, agora, tende a busca por uma pele cada vez mais iluminada, makes para os olhos em tonalidades terrosas e aquáticas, lábios contornados e esfumados, além do metalizado galáctico. Tudo isso está presente nos lançamentos e faz com que, além de uma collab divertida e que estimula a criatividade, entreguemos também novidades, gerando desejo.

Por fim, adicionamos ao nicho uma nova forma de conceber produtos de beleza, onde diferentes indústrias podem unir expertises e tecnologias para alcançar resultados satisfatórios, como são os lápis de maquiagem dessa linha, produzidos com madeira de reflorestamento e que atendem à preocupação do consumidor na busca por itens mais sustentáveis.

Pode falar um pouco mais sobre a adaptação dos clássicos materiais escolares da Faber-Castell para produtos de maquiagem?

A escolha dos produtos de Faber-Castell que inspirariam os itens de maquiagem da collab partiram de clássicos materiais escolares do portfólio da marca de papelaria, como o lápis de cor jumbo, a caixa de lápis de cor, a cola bastão, a pastilha de aquarela e o marcador de quadro branco. A partir daí, o time de desenvolvimento da categoria de maquiagem, em conjunto com o time de Faber-Castell, trabalhou nas melhores propostas de produtos que mantivessem características visuais semelhantes dos produtos, como os com foco em cores e adaptações para outros em que entendemos propor outros produtos que trariam a composição perfeita da linha, que são o iluminador no formato da cola bastão e a máscara de cílios preta com embalagem similar ao marcador de quadro branco.

Reforçando o viés de escuta ativa com os desejos dos consumidores, que a marca mantém através de seus canais e estudos de mercado, o Iluminador em bastão propõe a tendência de produtos cremosos na maquiagem e atende a um pedido das berês.

No caso dos itens de cores, a estrutura dos lápis inclusive foram mantidas conforme os materiais escolares. Os lápis, por exemplo, são fabricados a partir de madeira de reflorestamento, havendo apenas a adaptação para que possa ser usado como maquiagem. Já a paleta, inspirada na pastilha de aquarela, recebeu sombras em formato similar, com diferentes cores e acabamentos.

Até 11 de fevereiro, é possível adquirir os produtos com 20% de desconto em todos nos canais de venda da marca.

Acompanhe tudo sobre:BelezaMaquiagem

Mais de Casual

Um relógio de colecionador: a história do Submariner da Rolex

No TikTok, professores gastam até mil dólares para decorar suas salas de aula

O mar como inspiração: Hotel Arpoador comemora 50 anos

Rosewood São Paulo é eleito o melhor hotel da América Latina, segundo ranking 50 Best