Casual

Próxima geração do Corolla terá mudanças radicais

Sedã compartilhará a plataforma e a mecânica híbrida do Prius

Toyota Corolla Hybrid atual: versão é vendida somente na Ásia (Divulgação)

Toyota Corolla Hybrid atual: versão é vendida somente na Ásia (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2016 às 16h57.

Enquanto a versão levemente reestilizada (por fora e por dentro) do Corolla deve chegar ao Brasil em 2017, novidades realmente radicais aguardam a próxima geração do modelo, prevista para 2020.

A nova geração do Corolla utilizará a plataforma global TNGA, a mesma do novo Prius, e que também servirá de base para o futuro SUV compacto C-HR. E se tanto o Prius como o C-HR serão oferecidos com motorização híbrida, nada mais lógico que imaginar o Corolla seguindo por esse caminho.

Fontes internas da Toyota não apenas confirmam o raciocínio como vão além: segundo eles, todos os Corolla de nova geração serão híbridos - inclusive no Brasil.

Isso significa que as versões movidas exclusivamente a combustão do sedã médio deixarão de existir daqui a apenas quatro anos.

O plano estratégico da marca prevê que a plataforma TNGA será a base de metade de seus modelos no mundo até 2020, reduzindo custos e permitindo a fabricação de diferentes modelos em uma mesma linha de montagem.

No caso do Brasil, a estratégia poderia facilitar a produção local de Corolla, C-HR e Prius.

Plataforma TNGA: será a base de metade dos modelos da Toyota no mundo até 2020 (Divulgação)





Antes, o facelift

A atualização que o Corolla deve sofrer antes da nova geração será apresentada na Europa ainda em 2016, e chega ao Brasil em 2017.

O visual dianteiro é baseado na versão híbrida do carro, à venda em mercados da Ásia, com um conjunto de grade e faróis mais afilados.As laterais e traseira permanecem quase idênticas.

Corolla: frente remodelada dá a impressão de maior largura (Divulgação)

Por dentro, o interior também será renovado, com mudanças sutis no formato das saídas de ar-condicionado e uma nova tela touch screen que elimina os botões físicos.

A oferta de equipamentos vai incluir o tão esperado controle de estabilidade, cuja ausência continua a ser o principal motivo de críticas ao modelo no país.

Depois, o híbrido

O novo Prius, que antecipa boa parte das características do futuro Corolla, acaba de ser lançado no Brasil, com expectativas de vendas ambiciosas por parte da Toyota.

O modelo, importado, é hoje o híbrido mais barato do país, custando a partir de R$ 119.950, preço acima da versão mais cara do Corolla atual (R$ 104.650), mas que poderia ser reduzido com a fabricação local e o ganho de escala nos próximos anos.

Outra medida que poderia gerar um preço mais competitivo é a tramitação do projeto de lei 174/2014, que visa conceder isenção de IPI para os elétricos e híbridos produzidos no Brasil.

Novo Corolla: terá a mesma base mecânica do Prius - mas com estilo mais conservador (Divulgação)

O novo Prius já foi testado por QUATRO RODAS, estabelecendo a segunda melhor marca de consumo da história da revista - 23,8 km/l em roteiro urbano.

Seria isso um aperitivo do que a nova geração do Corolla irá oferecer? Para ler a avaliação completa, detalhando tudo o que o sedã médio mais vendido do Brasil herdará no futuro próximo, não perca a edição de julho da QUATRO RODAS, que começa a chegar nas bancas e endereços de assinantes a partir desta semana.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas japonesasModelosMontadorasQuatro RodasToyotaToyota CorollaToyota PriusVeículos

Mais de Casual

Venda de relógios de luxo explode nos Estados Unidos

Os 50 carros mais vendidos no Brasil no mês de abril de 2025

Quanto custa comer nos 10 melhores restaurantes do Brasil

TikTok Shop chega ao Brasil para rivalizar com Mercado Livre e Magalu