Uso constante de salto pode trazer dores na coluna, problemas no joelho e até o encurtamento dos músculos da panturrilha (Stock.XCHNG)
Da Redação
Publicado em 27 de julho de 2012 às 12h00.
São Paulo - Qual mulher que não gosta de salto alto? Sem dúvidas, este acessório se tornou um dos maiores símbolos femininos. O salto alto traz um toque de elegância, sensualidade e sofisticação para as mulheres, mas o uso excessivo dele pode causar danos à saúde. Por estilo, ou por necessidade profissional, o uso se torna constante, assim como, as dores na coluna, problemas no joelho e até o encurtamento dos músculos da panturrilha.
Mas os problemas não param por aí, o fisioterapeuta responsável pela equipe da Central da Fisioterapia, Rodrigo Peres, relata que a maior porcentagem de danos causados pelo uso do salto alto, é refletido na coluna. Segundo ele, os sapatos com o salto muito alto, deixam o calcanhar muito elevado, jogando o corpo para frente e causando a hiperlordose, o que compromete a postura.
Por conta desta inclinação, a distribuição do peso do corpo aumenta e se concentra na articulação do joelho, provocando uma sobrecarga que se transforma em dores fortes. E para prevenir estas lesões, principalmente na coluna lombar e no joelho, o profissional indica o fortalecimento muscular, indicado para estabilizar a articulação e diminuir o risco de alteração do alinhamento articular.
Uma pesquisa realizada com quem usa salto alto frequentemente revelou que suas fibras musculares são, em média, 13% menor do que aquelas que usam de vez em quando, ou daquelas que não usam. A fisioterapia também auxiliar na prevenção de um possível encurtamento muscular, já que os alongamentos e os fortalecimentos evitam os desvios articulares e dores constantes.
Para manter todos os músculos bem alongados, é importante um treinamento preventivo, principalmente com os músculos da coluna, posteriores das coxas e pernas, que estão diretamente envolvidos. Após uma avaliação postural feita por um profissional, ele irá prescrever uma série de alongamentos específicos com a finalidade de prevenir ou diminuir os riscos de possíveis lesões.
"O ideal durante a semana, é fazer um rodízio entre saltos altos e baixos, evitando que os pés se acostumem apenas com um tipo específico de salto. Quando o uso de salto é diário, é recomendável usar no máximo 4 cm., e nada de saltos fino, os mais grossos dão maior sustentação e equilíbrio para o corpo", resume o especialista.
A fisioterapia tem realizado um trabalho de consciência corporal onde cada indivíduo compreende de maneira clara e simples todas as funções de seus músculos e articulações evitando assim, possíveis lesões advindas de más posturas adquiridas ou até mesmo da má utilização de saltos altos.