Casual

Por que os iates feitos no Brasil são adorados no exterior? Dois modelos explicam o sucesso

O Brasil tem um polo industrial náutico em Santa Catarina, na região de Itajaí, entre os mais importantes do mundo

OKEAN 57: um dos barcos fabricados no Brasil e querido pelos estrangeiros. (Divulgação/Divulgação)

OKEAN 57: um dos barcos fabricados no Brasil e querido pelos estrangeiros. (Divulgação/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 29 de maio de 2024 às 14h16.

O Brasil tem um polo industrial náutico em Santa Catarina, na região de Itajaí, entre os mais importantes do mundo. As empresas instaladas ali, locais e internacionais, produzem iates de luxo que são adorados pelos consumidores brasileiros. No entanto, são os estrangeiros que mais compram as embarcações que saem dos estaleiros catarinenses. Um exemplo disso é a OKEAN Yachts, que exporta 70% dos barcos montados no Brasil.

Na avaliação de Roberto Paião, CEO do grupo OKEAN, o motivo pelo qual os iates brasileiros são adorados no exterior está na qualidade de produção e nas tecnologias colocadas dentro das embarcações. "A nossa marca está há 9 anos nos Estados Unidos, buscando consolidação. Participamos de feiras para reforçar o comprometimento da OKEAN em apresentar aos clientes do país as inovações que trazemos para as embarcações ao longo dos anos", diz.

O executivo levou a marca até o South Florida Boat Show, nos Estados Unidos, realizado em meados de maio, para apresentar ao mercado americano as principais novidades. Com mais de 200 expositores, o estaleiro brasileiro estreou no evento com dois modelos que são sucesso em vendas, de 52 e 57 pés.

Como são os barcos queridos pelos estrangeiros

OKEAN52. (Divulgação/Divulgação)

Idealizadas pelo sócio-fundador da OKEAN Yachts e apaixonado por navegação, Nercio Fernandes, e projetadas pelo italiano Paolo Ferragni, as embarcações levadas ao boat show na Flórida trazem detalhes inconfundíveis da marca e se destacam pela sofisticação e design arrojado, combinando aventura e elegância.

No OKEAN 52, o destaque são as grandes janelas e portas de vidro que cercam o iate. O barco conta ainda com plataformas deslizantes na popa e decks laterais que ampliam as áreas de convivência. O modelo de 52 pés conta com dois postos de comando completos no flybridge e no salão, e mais um terceiro comando de manobra na popa.

Já o modelo de 57 pés traz a proposta com teto rígido (hard top) e estilo offshore, com motores potentes e alto desempenho nas águas. Ambos os modelos possuem área gourmet e solários, enquanto os interiores são formados por ambientes de estar com o conforto de casa, áreas para refeições e amplas cabines para pernoite. Os dois custam alguns milhões de reais.

Iates queridinhos no Brasil e no exterior

Acompanhe tudo sobre:IatesLuxo

Mais de Casual

Retrospectiva Spotify: os artistas e podcasts mais escutados por executivas em 2024

Com ondas personalizáveis, maior piscina para surfe do Hemisfério Sul será inaugurada no RJ

Espumante brasileiro fica entre os 16 melhores do mundo em concurso na França

Por que os voos executivos sob demanda estão ganhando tanto espaço?